FIT

Quem tem condromalácia patelar pode fazer agachamento? – Treino Mestre

A condromalácia patelar é um problema altamente comum e que traz determinadas limitações aos seus portadores. Veja neste artigo, uma visão mais ampla sobre o problema, falando principalmente do agachamento.

Uma dor que é difícil de ser descrita e muitas vezes, apontada. Este é um sintoma clássico da condromalácia patelar, uma patologia que envolve a estrutura cartilaginosa da patela.

Esta é uma doença altamente comum e que traz muitas dúvidas. Como um dos sintomas dela é a dor após movimentos de flexão, sempre existe a dúvida se pessoas que a possuem, podem fazer agachamento.

A resposta é sim, podem! Porém, na prática, não é tão simples assim. Dizer que as pessoas com condromalácia patelar podem agachar é uma coisa. Entender como deve ser este processo, é outra.

Se você se interessar, este excelente vídeo do ortopedista Pietro Mannarino, também pode te ajudar:

Condropatia Patelar – Conceitos GeraisWatch this video on YouTube

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Condromalácia patelar, quais exercícios posso fazer?

Esta é uma dúvida muito comum. Em um primeiro momento, deve-se evitar exercícios que promovam uma grande compressão patelar, como já mostrei neste artigo (Compressão patelar, que exercícios de musculação evitar?).

Temos também um vídeo em nosso canal onde falamos sobre os exercícios mais recomendados para quem tem condromalacia patelar, veja:

Condromalácia patelar: Exercícios, o que evitar e cuidadosWatch this video on YouTube

Convenhamos, nossos joelhos foram feitos para serem “dobrados” e evitar este tipo de movimento, só vai fazer com que o problema da condromalácia piore.

É muito importante entender uma questão: a condromalácia ocorre devido a um desequilíbrio mecânico.

Ou seja, por causa de questões posturais ou desequilíbrios musculares, a rota da patela (chamado de tracking patelar) é afetado e ela “desliza” pelo local errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *