Ombro de nadador, o que é e como prevenir – Treino Mestre – REVISTA VIGOR

O ombro de nadador é uma lesão muito comum e prejudica a funcionalidade e o desempenho do praticante. Veja agora o que é o ombro de nadador e como evitá-lo.

As lesões de ombro estão entre as mais comuns na natação. Entre estas lesões, temos uma que inclusive levou o nome do esporte, em sua versão popular: ombro de nadador.

Esta é uma lesão muito comum em praticantes de natação e deve ser ao máximo, prevenida.

Para isso, há uma série de situações que devem ser trabalhadas para que possamos ter melhores resultados. Veja agora, o que é o ombro de nadador

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é o ombro de nadador?

Basicamente, o ombro de nadador é uma tendinite, que acontece de forma concentrada no tendão do supraespinhal e do bíceps, no espaço do subacromial. Desta maneira, esta é uma lesão caracterizada por uma inflamação, ou seja, oriunda de um agente estressor.

Por ser uma lesão em um dos músculos do manguito rotador, é natural que o portador sinta uma dor mais acentuada ao tentar elevar o braço. Isso atinge diretamente a inflamação e pode causar dores e formigamentos.

Causas do ombro de nadador

A inflamação causada no músculo supraespinhal e no bíceps pode ser oriunda de diversos motivos. No geral, o ombro de nadador tem como principais causas:

– Técnica errada de natação

Movimentos como o nado livre ou borboleta tendem a tornar o ombro de nadador mais comum. Isso por que é comum a técnica de nado gerar uma rotação externa ou interna além do necessário, o que pode gerar a tendinite.

– Excesso de treinamento

A repetição exagerada do movimento, sem as devidas pausas ou controle da carga, também podem gerar o ombro de nadador.

– Falta de fortalecimento específico

Pelo fato da natação trabalhar com uma resistência constante (atrito com a água), faz com que seja fundamental um fortalecimento muscular específico. A falta deste, pode ocasionar uma série de lesões.

– Falta de estabilização do core e de músculos adjacentes

Se o seu core não é fortalecido, gera padrões de movimento alterados, o que vai impactar profundamente no aparecimento de lesões, como o ombro de nadador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *