Exercícios isolados: para que servem e quando utilizar – Treino Mestre
Há muito “modismo” dentro da musculação. Estratégias que dão certo a décadas, são “questionadas” por “estudos” de baixa qualidade e com isso, se acendem muitas polêmicas.
Os exercícios isolados, dentro de uma estratégia de treinamento, são muito importantes para uma série de objetivos. De antemão te digo: exercícios isolados são muito importantes para sua funcionalidade, hipertrofia e força.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que são exercícios isolados (monoarticulares)?
A resposta é bem simples: são exercícios onde há movimento em apenas uma articulação.
Basicamente, isso “isola” determinados grupos musculares e faz com que outros, atuem apenas de forma estabilizadora e sinergista.
Há inúmeros exemplos. Vou citar alguns exemplos de exercícios isolados para que você possa se localizar:
Existem inúmeros outros, ou mesmo variações destes. Mas já fica claro as características deles e o que são.
Devo usar exercícios isolados em meu treino?
A resposta é sim! Até algum tempo atrás, não existia nem esta questão. Mas uma “polêmica” foi criada em torno dos exercícios isolados ganhou força com estudos como o de Gentil (2013) que mostrou que a ativação do bíceps braquial foi ativado da mesma maneira nos exercícios de remada baixa e rosca direta.
Este estudo foi feito com base na eletromiografia dos músculos, durante a execução dos exercícios. Se formos mais a fundo na literatura, encontraremos estudos da década de 80 que já falavam disso!
Porém, não podemos eleger apenas alguns estudos como sendo os corretos e que devem ser seguidos a qualquer custo! O método de eletromiografia é muito útil, mas pode apresentar limitações.
Por exemplo, como a execução da remada, no estudo, foi avaliada? Se o trabalho das escápulas for feito de forma errada, naturalmente o bíceps será mais ativado.
Hoje já sabemos que tanto a força, quanto a hipertrofia, estão atreladas a estímulos, que podem ser localizados.
Ou seja, é possível desenvolver algum nível de força ou hipertrofia, de forma localizada.
Isso faz com que os exercícios isolados sejam muito úteis para corrigir determinadas assimetrias e desequilíbrios musculares.
Por exemplo, se você sente o abdômen cansado em exercícios como agachamento ou remada curvada, serão necessários exercícios isolados para fortalece-lo. O mesmo acontece em inúmeros outros casos.
Resumindo: isolados, quando bem feitos e usados da forma correta, são excelentes.
O mais importante nisso tudo é a individualidade de seu treino e a progressão de estímulos.
Treine sempre com orientação de um bom profissional de educação física!
Bons treinos!
Referências: Gentil P, Soares SR, Pereira MC, Martorelli SS, Martorelli AS & Bottaro M.. Effect of adding single joint exercises to a multi-joint exercise resistance-training program on strength and hypertrophy in untrained subjects. Appl Physiol Nutr Metab (2013)