Treino Push/Pull/Legs: Como funciona e ficha completa montada! – Treino Mestre

Na musculação existem diversas rotinas de treinamento que podem ser utilizadas pelos seus praticantes para chegar ao seu objetivo.

Sendo assim, uma destas rotinas utilizada na academia, porém não muito conhecida entre os praticantes de musculação é a divisão push/pull/legs.

Dessa forma, este artigo busca explicar de que se trata esta rotina, suas principais vantagens e desvantagens, como também um exemplo deste tipo de treino.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Como funciona esta rotina de treinamento?

O push/pull/legs, nada mais é que a divisão da rotina de treino em três grupos: os músculos de empurrar, de puxar e os membros inferiores.

Dessa forma, o treino A seria composto pelo treino de peitoral, deltoides e tríceps, o treino B seria Dorsal e bíceps e o treino C seria destinado a treinar glúteos, quadríceps, posterior da coxa e panturrilha.

O objetivo deste treino é trabalhar os músculos agonistas, junto com os sinergistas, proporcionando um maior descanso destes no decorrer da semana, melhorando a capacidade de recuperação entre as sessões de treino.

Vantagens da rotina push/pull/legs

Algumas das principais vantagens que esta rotina apresenta são :

Boa freqüência semanal

Com esta rotina é possível estimular os grupos musculares por meio do treinamento até duas vezes por semana, sendo  esta uma das variáveis que podem influenciar no processo de hipertrofia.

Maior recuperação muscular

Ao treinar os grandes grupos musculares, junto com seus sinergistas, há um maior intervalo entre as sessões de treino destes, proporcionando uma melhor recuperação muscular entre as sessões de treino.

Leia também: Qual a melhor divisão de treino para hipertrofia? Iniciantes, intermediários e avançados

Desvantagens da rotina push/pull/legs

Apesar das vantagens proporcionadas por esta rotina, também há desvantagens que devem ser consideradas antes de escolher esta rotina, como por exemplo:

Não é indicado para iniciantes

O nível de intensidade e volume neste tipo de treino não é recomendado para iniciantes, principalmente ao utilizar esta rotina por 6 vezes na semana.

Por não estarem acostumados a este nível de treino é possível que o iniciante tenha problemas com a recuperação muscular entre as sessões, além de aumentar os riscos de se lesionar.

TreinoPush/pull/legs

Para ilustrar melhor como funciona esta rotina de treino será mostrado abaixo, como pode ser um exemplo desta divisão de treino.

Treino A

(push ou empurrar)

Exercício

Séries

Repetições

Artigos relacionados

Intervalo

Supino reto

4

8 a 10

Entre 1 e 2 minutos

Supino inclinado com halteres

4

8 a 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *