FIT

Tríceps banco (Mergulho no banco): Como fazer e cuidados! – Treino Mestre

As variáveis que envolvem a musculação são inúmeras. E levando isso em consideração, sempre temos que ter uma clareza de que tipo de exercício, qual o grau de estímulo, carga e muitas outras variáveis que devem ser usadas.

Quando falamos de determinados exercícios e de seu potencial para gerar lesões, temos que avaliar uma série de fatores.

O caso do mergulho no banco, um tradicional exercício para tríceps, é um exemplo!

Tido por muitos como um movimento fundamental para o treino de tríceps, este movimento, quando feito da forma errada e sem o contexto adequado, pode não apenas ser menos eficiente do que alguns outros, como ainda ser lesivo.

Mas antes de falarmos destes aspectos, é interessante avaliar o movimento em si!

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Tríceps banco, entendendo o movimento

Basicamente, o tríceps mergulho é um movimento uniarticular, caracterizado por uma extensão de cotovelo.

Desta maneira, o motor primário do movimento, é o tríceps braquial. Porém, para que o movimento ocorra, o ombro se encontra em uma hiperextensão.

Como ele fica em uma posição estabilizadora e estática, não há grandes trabalhos musculares nesta região.

O punho se encontra em flexão e também serve apenas para estabilizar o movimento.

Os pés, podem estar posicionados no chão, ou apoiados em um banco. Os pés no chão deixam o movimento mais estabilizado, o que tecnicamente, o torna mais fácil.

De um modo geral, o exercício de mergulho no banco é muito utilizado no treino de tríceps e em casos específicos, pode não só ter um resultado aquém do esperado, como também pode gerar lesões.

Leia também:

+ 11 Melhores exercícios para seu treino de tríceps Em termos de contraindicações, pessoas iniciantes, com sobrepeso ou que tenham qualquer limitação nos ombros, devem evitar sempre este movimento. Os demais, cabe a análise.

O que fica claro é que seu treino é algo muito mais complexo do que muitos imaginam. Estas relações entre músculos, tendões, ligamentos precisa ser profundamente entendida. Caso contrário, sua saúde e funcionalidade estarão em jogo! Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *