Quem toma suplementos pode tomar cerveja ou outras bebidas alcoólicas? – Treino Mestre
Álcool e musculação nunca tiveram uma relação boa. Desde que a ciência começou a estudar elementos ligados ao desempenho humano, ficou claro que o álcool em grande quantidade prejudica muito.
Por isso, atletas em geral, sabem que a ingestão exagerada de álcool pode prejudicar demais o seu desempenho. Mas em relação a dieta, mais especificamente aos suplementos, quais os problemas que o álcool traz?
No caso específico da ingestão de suplementos, temos diferentes reações do organismo. Por isso, selecionei alguns dos principais grupos de suplementos e irei mostrar os efeitos em cada um deles!
Efeito do álcool sobre a ação de suplementos
É preciso entender, antes de eu mostrar os efeitos diretos do álcool, que estamos falando de uma ingestão elevada. Um copo de cerveja ou de vinho, por exemplo, não fará em seu corpo, os efeitos mencionados.
1- Whey Protein
O Whey Protein é um dos principais suplementos proteicos. A alta ingestão de álcool, vai atrapalhar diretamente o metabolismo das proteínas e seu aproveitamento. Resumindo, ele vai fazer com que a síntese proteica esteja muito prejudicada.
Com isso, se você ingere grandes quantidades de álcool e usa, em paralelo, o whey protein, saiba que você está jogando dinheiro fora. Afinal, se não há o aproveitamento ideal do whey, sua absorção é prejudicada e ele não traz os efeitos esperados.
Isso vale para grande parte dos suplementos proteicos como beef protein (proteína isolada da carne), soy protein (proteína isolada da soja), albumina (proteína isolada da clara do ovo), caseína, e não apenas para o whey.
Uma das características do álcool é justamente essa, prejudicar a absorção dos nutrientes e dificultar em muito, a síntese proteica.
Com isso, a hipertrofia é altamente prejudicada em pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool de forma regular.
2- BCAA
No metabolismo, uma das principais funções do BCAA é melhorar a recuperação muscular e estimular a síntese proteica.
Como o álcool em grandes quantidades, faz com que os nutrientes não sejam absorvidos da mesma maneira, ele acaba prejudicando também a ação do BCAA.
No caso da recuperação muscular, em específico, temos ainda outro agravante.