Maltodextrina Engorda? O que é, Para que serve e Como Tomar

Durante os exercícios resistidos e de alta intensidade, os nossos músculos utilizam o glicogênio como fonte de energia.

Porém, quando ele acaba, os músculos entram em fadiga e fica impossível de continuar o treino.

Por isso, a ingestão de carboidratos durante a musculação é tão importante.

Eles serão metabolizados e aumentarão os níveis de energia muscular permitindo que você dê continuação à musculação sem prejuízos.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é maltodextrina

Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do amido, normalmente de milho, podendo ser também de outros alimentos, como a mandioca.

Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose.

Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. 

É um tipo de carboidrato que se desenvolve a partir da quebra das moléculas do amido com a adição de água.

Formam-se então os polímeros de glicose que, quando ingeridos, elevam as taxas de insulina formando o tão conhecido Pico de Insulina na corrente sanguínea.

Esses polímeros conseguem ser rapidamente absorvidos pelo organismo, sendo ideal para quem está entrando em fadiga.

Para que serve a maltodextrina

O mais indicado para se tomar a maltodextrina ou a dextrose, são juntos com a Whey Protein no pós-treino, podendo tomar junto também a Creatina, BCAA, ou Glutamina. Isso para quem faz musculação e visa o ganho de massa muscular.

Efeitos colaterais – Maltodextrina faz mal?

A Maltodextrina não faz mal e nem causa efeitos colaterais caso ingerida de maneira correta. Caso você tenha diabetes, o cuidado será maior.

Você precisará consultar seu médico ou nutricionista para orientar a quantidade e período ideal para se tomar a maltodextrina.

Com tudo, se ingerida em excesso a maltodextrina pode causar alguns problemas e apresentar efeitos colaterais, como veremos logo abaixo.

Contraindicações da Maltodextrina

Antes de comprar, certifique-se de que a embalagem está lacrada e de que não foi violada. Também se há o selo da ANVISA nela.

Visto isso, antes de ingerir, vá ao médico ou nutricionista esportivo. Esses profissionais poderão lhe informar da sua real necessidade de consumir esse suplemento.

Fazer alguns exames antes é importante. Se você for diabético e não estiver ciente disso ou que tenha propensão para desenvolver a doença, o uso da maltodextrina sem orientação pode causar sérios problemas a sua saúde.

Maltodextrina engorda?

Quando uma grande quantidade de maltodextrina é ingerida forma-se o pico de insulina. Isso significa que há uma taxa significativa dessa substância circulando no seu corpo e metabolizando o açúcar.

Isso pode levar a uma hipoglicemia momentânea. Além disso, você pode ter acessos de vômito e muita náusea.

Também pode ocorrer o acúmulo de uma grande quantidade de gordura se houver carboidrato em excesso circulando no seu organismo.

Caso ele não seja utilizado será armazenado nas células adiposas com a ajuda da insulina que acabou de ser liberada.

Posso tomar maltodextrina todos os dias?

Depende de uma série de fatores, como por exemplo sua rotina alimentar, seu objetivo, sua disponibilidade para fazer refeições sólidas, e isso é algo que seu nutricionista irá avaliar.

Nos dias de descanso quando não estamos treinando, nosso gasto calórico diminui e tomar maltodextrina nesses dias, pode acabar havendo um acúmulo e consequentemente, a pessoa irá engordar.

Resumindo Sim, o consumo em excesso e sem orientação profissional da maltodextrina pode engordar. Inicie sempre o uso desse ou qualquer outro suplemento alimentar, com acompanhamento de um nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *