Flexão plantar: o que é, execução correta e como ter melhores resultados

O treino de panturrilhas, infelizmente, não tem muitas variações. Não por que a articulação do tornozelo não seja móvel. Muito pelo contrário. A questão está na ativação muscular. Neste sentido, a flexão plantar é um dos melhores exercícios para trabalhar com este grupamento muscular.

Basicamente, a flexão plantar é uma flexão de tornozelo, onde temos um trabalho específico do tríceps surral (panturrilha).

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Execução correta da flexão plantar

Por mais que pareça um movimento simples, há alguns pontos importantes na flexão plantar.

Veja como deve ser a sua execução como no exemplo, a flexão plantar no aparelho smith:

Super Treino de Panturrilhas Completo – Melhores ExercíciosWatch this video on YouTube

Perceba que esta é uma execução feita na barra guiada (Smith). Há possibilidades de realizar este movimento em outros aparelhos, como Leg Press e Hack Machine.

No que se refere a execução, basicamente temos uma flexão da articulação do tornozelo. Os detalhes mais importantes deste movimento são:

– Máxima amplitude possível

– Ponta do pé alinhada com o joelho

– Controle do movimento

A máxima amplitude serve para que tenhamos um bom trabalho dos músculos solicitados. Por ser um movimento mais “concentrado”, é fundamental ter uma boa amplitude para que haja um bom estímulo.

O alinhamento da ponta do pé com o joelho é fundamental para manter a integridade articular. Ao rotacionar o tornozelo, você estará sobrecarregando também as articulações do pé, o que em longo prazo pode gerar lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *