FIT

Quais as diferenças entre exercícios leves, moderados e intensos? – Treino Mestre

Muitas pessoas procuram por atividades físicas para se manter saudáveis e melhorar sua qualidade de vida. Com isso, algumas dúvidas surgem a respeito de quanto devem se exercitar e em que intensidade para poder desfrutar dos benefícios do exercício em sua saúde.

É importante saber que o sedentarismo é um dos fatores de risco para diferentes patologias como diabetes, hipertensão, problema cardíacos, assim como aumenta o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e câncer.

Baseado nisso, a OMS faz suas recomendações para servir de guia para aqueles que desejam sair do sedentarismo, começar a se exercitar e assim conquistar uma melhor qualidade de vida.

Porém, qual seria a carga de exercício correta para se exercitar ou praticar atividade física?

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Diferença entre atividade física e exercício físico

Em primeiro lugar é preciso saber estes conceitos, características e finalidades, já que muitas pessoas se confundem.

A atividade física é caracterizada por qualquer movimento aleatório que faça a pessoa simplesmente sair da posição de repouso, por exemplo caminhar até em casa, subir escadas, etc.

Já exercício físico é um esforço repetitivo e programado em busca de um determinado objetivo. Por isso, este deve ser prescrito de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Um exemplo de exercício físico seria uma programação de treino aeróbico ou de musculação montada por um profissional de Educação Física.

Recomendações da OMS

Recentemente a OMS tem mudado seu entendimento em relação a prática de exercícios e atividades físicas.

Na última diretriz de 2010, a OMS sugeria que deveriam ser realizados pelo menos 150 minutos por semana em intensidade moderada ou 75 em alta intensidade para se ter os benefícios do exercício a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *