EXERCÍCIO AJUDA A PERDER GORDURA

EXERCÍCIO AJUDA A PERDER GORDURA MESMO SEM PERDER PESO!

O exercício físico pode levar a uma redução significativa da gordura hepática em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), uma das principais causas de doença hepática em todo o mundo, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Gastroenterology.

O que é Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA)?

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), popularmente chamada de “gordura no fígado”, acontece quando muita gordura se acumula no fígado. Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como também adquire um aspecto amarelado. A DHGNA afeta cerca de 30% das pessoas em todo o mundo e, com o tempo, pode levar a cirrose e câncer.

EXERCÍCIO AJUDA A PERDER GORDURAMO SEM PERDER PESO

O exercício físico apresenta vários benefícios para pessoas com DHGNA, incluindo melhorias na gordura hepática, no condicionamento físico, na composição corporal e qualidade de vida relacionada à saúde.

Porém até então não estava claro se o exercício físico poderia levar a uma redução relativa de 30% na gordura hepática, que é considerada o limite para ver uma diferença clínica e melhora na DHGNA.

Os pesquisadores analisaram as evidências de redução da gordura no fígado medida por ressonância magnética em resposta ao treinamento físico, incluindo se uma redução relativa de 30% ou mais poderia ser alcançada por meio de diferentes quantidades de exercício.

EXERCÍCIO AJUDA A PERDER GORDURA MESMO SEM PERDER PESO

Os resultados surpreenderam!

Em geral, aqueles que participaram do treinamento físico tiveram maior probabilidade de atingir uma redução relativa de 30% ou mais na gordura hepática medida por ressonância magnética. Especificamente, eles tinham 3,5 vezes mais chances de atingir essa redução do que as pessoas que não fizeram exercícios.

Mas quanto de exercício é preciso fazer para melhorar a DHGNA?

Cerca de 750 Equivalentes Metabólicos da Tarefa (MET em inglês) por semana resultaram em uma redução significativa da gordura hepática. MET é uma unidade que mede quanta energia uma atividade consome em comparação com estar em repouso. 750 MET/semana equivalem a 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos por semana de exercícios de intensidade vigorosa, como corrida ou ciclismo.

Uma dose de exercício de 750 MET por semana levou a uma redução relativa de 30% ou mais na gordura hepática medida por ressonância magnética em 39,3% das pessoas, em comparação com 25,7% que tiveram menos de 750 MET por semana. A redução aconteceu independentemente da perda de peso.

EXERCÍCIO AJUDA A PERDER GORDURA MESMO SEM PERDER PESO!

Esse trabalho destaca uma nova maneira de abordar este importante tópico. O objetivo do exercício físico em pacientes com DHGNA não deve mais ser perder peso corporal, mas sim diminuir a gordura hepática, aptidão física e saúde geral!

O exercício nos dá muitos benefícios que não vemos com os olhos. O número na balança não deve ser a única coisa a se ter como objetivo! O exercício beneficia muitos sistemas do nosso corpo, mesmo sem perda de peso, e ainda ajuda a saúde mental.

Onde fazer exercícios com segurança e boa orientação? Vem para a Pratique! Aqui nós cuidamos de você.

Fonte: Stine, J. G., DiJoseph, K., Pattison, Z., Harrington, A., Chinchilli, V. M., Schmitz, K. H., & Loomba, R. (2022). Exercise Training Is Associated With Treatment Response in Liver Fat Content by Magnetic Resonance Imaging Independent of Clinically Significant Body Weight Loss in Patients With Nonalcoholic Fatty Liver Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Official journal of the American College of Gastroenterology| ACG, 10-14309.

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *