Proteína de soja: 10 Benefícios, mitos e verdades, fontes e consumo

Os Macros nutrientes essenciais para o crescimento e reparação do tecido muscular, as proteínas também participam no crescimento e reparação das funções sanitárias e celulares.

É por isso que muitos fisiculturistas, atletas ou apenas pessoas que geralmente tentam cuidar de seus corpos consomem regularmente suplementos à base de proteínas.

Dito isso, nem todos podem (querem) consumir suplementos de proteína de soro de leite ou proteínas de origem animal em qualquer forma.

Em geral, o pó de proteína de soja pode ser consumido por todos, embora haja pessoas que acreditam que é melhor para algumas pessoas do que para outras.

No entanto, para pessoas que não podem consumir suplementos de proteína à base de leite, seja por razões pessoais ou éticas, a proteína de soja é uma alternativa interessante.

Muitos veganos e vegetarianos poderão complementar sua dieta com produtos de proteína de soja para obter resultados impressionantes e substituir a carne.

10 Benefícios da Proteínas da Soja

Os efeitos da soja na saúde e, mais particularmente, em suas proteínas, foram demonstrados por numerosos estudos e pesquisas clínicas.

Há quem diga que a soja engorda, mas sinceramente, nenhum alimento por si só faz engordar ou emagrecer.

O que faz com que o processo de perda de peso ou aumento aconteça é o balanço energético: em outras palavras, para perder peso há que ingerir menos calorias do que aquelas que se gasta.

No entanto, é necessário consumir grandes quantidades para aproveitar esses efeitos.

Veja alguns benefícios da proteína de soja:

 Leia também:

Artigos relacionados

11 Melhores suplementos para veganos e vegetarianos que querem ganhar massa muscular

Soy Protein é bom? Para que serve, benefícios e como tomar

Caseína – O que é, para que serve e como tomar

Whey Protein: O que é, Para que serve, Benefícios e Como tomar

1. Alto valor biológico

Por ter grande valor biológico, a proteína de soja é absorvida rapidamente pelo organismo, utilizada em todos os processos no organismo que necessitam dos chamados “aminoácidos essenciais”.

2. Rápida absorção

A absorção da proteína de soja isolada em suplemento é relativamente rápida, só um pouco inferior comparada a absorção da Whey Protein, porém muito superior a caseína, já que essa possui um perfil mais lento de absorção, e é usada antes de dormir. 

3. Excelente fonte para vegetarianos

A proteína de soja é uma ótima alternativa para os vegetarianos estritos (que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados), pois além de ser rica em aminoácidos, também fornece vitaminas e minerais.

4. A proteína de soja tem um efeito positivo na incidência de doenças cardiovasculares

A pesquisa mostrou que a ingestão de proteína de soja reduz os níveis de colesterol e triglicérides, reduzindo a relação entre colesterol ruim e bom.

5. A proteína de soja reduz o risco de certos tipos de câncer em mulheres e homens

Estudos mostram uma redução do câncer de endométrio em mulheres que consomem soja, em parte devido à fitoestrogênios como as isoflavonas (genisteína e daidzeína) presentes na soja.

Houve também uma menor incidência de câncer de mama para as mulheres que consumiram soja durante a adolescência.

6. Homens que consomem o leite de soja também são menos propensos a desenvolver câncer de próstata

Em suma, um anti-câncer no poder! Estudos também mostram efeitos sobre o sistema imunológico, estresse, prevenção da osteoporose, ondas de calor devido à menopausa em mulheres.

As doses a seguir são recomendadas para aproveitar os benefícios de saúde da soja.

Esta ingestão de proteínas pode provir de alimentos ou suplementos na forma de isolados de qualidade:

7. Prevenção de doenças cardiovasculares

Diminuição do colesterol: 20 a 50g de proteína de soja por dia (25g).

8. Prevenção da osteoporose

Previne doenças como a osteoporose por causa de suas propriedades milagrosas.

9. Combate aos sintomas da menopausa

Além disso, os isoflavonas presentes na soja diminuem os sintomas associados com a menopausa como, por exemplo, a redução da intensidade e frequência das ondas subidas de calor, as alterações da pele, unhas, cabelo e secura vaginal.

10. Para praticantes de musculação

Além de ser uma proteína rica em aminoácidos, ajudando na construção e recuperação muscular, a soja também possui compostos orgânicos, chamados de isoflavonas, com grande poder antioxidante, que auxilia na recuperação muscular

Malefícios do consumo em excesso da Proteína da Soja

Tudo em excesso faz mal. Vamos ver agora, os malefícios do consumo excessivo da proteína da soja.

Melhores Fontes no Alimentos

O teor de proteína nos alimentos de soja. Teor de proteína por 100g de alimentos:

Dica importante

Várias oleaginosas como as nozes, castanhas, amêndoas e sementes como a de linhaça e chia, além de serem ricas em gorduras boas, são ricas também em proteínas vegetais e devem estar presentes em dietas para quem visa hipertrofia e emagrecimento. 

Em nosso artigo sobre os benefícios das oleaginosas nos detalhamos porque devem fazer parte da dieta, as melhores fontes e quantidade recomendada.

Diminui a testosterona? Mitos e verdades

Um dos mitos em relação a ingestão da proteína isolada de soja por homens, é a interferência na produção natural da testosterona.

Esse mito surgiu devido a presença de fitoestrógenos na soja, que são isoflavonas, e possuem estrutura química similar ao estrogênio.

Porém, não afetam os níveis de estrogênios e/ou testosterona no organismo. Podendo ser consumido tanto por homens quanto por mulheres.

No vídeo abaixo Leandro Twin tira maiores dúvidas e fala mais a respeito dos mitos da proteína de soja:

BENEFÍCIOS DA SOJAWatch this video on YouTube

Qual o melhor horário para suplementar com a proteína de soja?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *