Enxofre: Para que serve, 12 Benefícios e fontes nos alimentos – Treino Mestre
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é Enxofre:
O enxofre é um mineral presente principalmente em camadas mais profundas do solo, esse mineral também está presente na estrutura de outros nutrientes com função na construção de vitaminas e aminoácidos.
Não é usado pelo organismo na sua forma isolada mas sim na forma de sulfetos que é a estrutura que está presente na composição de outros nutrientes como a vitamina b1e os aminoácidos cisteína e metionina.
Funções no organismo:
Oxigenação do cérebro
O enxofre está presente na composição de aminoácidos e com um aumento dos aminoácidos, que são transportadores de oxigênio, melhor é a oxigenação desse órgão indispensável.
Componente de vitaminas e aminoácidos:
É peça fundamental na formação de vitaminas e aminoácidos. Esses nutrientes são responsáveis por processos como formação de fibras musculares e formação óssea.
Melhora secreção de bile
O enxofre tem função no fígado, lá ajuda na eliminação de toxinas e no controle da bile liberada pela vesícula biliar, impedindo que haja formação e liberação de bile em excesso.
Síntese de queratina e colágeno
Participa diretamente na síntese do colágeno e da queratina, sendo também componente importante na estrutura da queratina.
Oxigenação de tecidos
Assim como a oxigenação do cérebro, os tecidos também tem efeitos positivos na quantidade oxigênio que é ofertado com a presença do enxofre no organismo.
Transporte de nutrientes
É parte dos aminoácidos que são responsáveis pelo transporte de nutrientes à todos os tecidos do corpo, os nutrientes são os responsáveis pela regeneração celular e por manter o bom funcionamento das células.
Leia também:
+ MSM (Metilsulfonilmetano) – O que é, Para que serve e 10 Benefícios
Coagulação sanguínea
As carnes são as melhores fontes de proteínas, as proteínas são responsáveis pela produção das células vermelhas do sangue e produção de músculos e ossos.
Leite e derivados
Por ser uma fonte de proteínas também têm grandes quantidades de enxofre.
Os laticínios têm função muito importante no fornecimento de cálcio para os ossos e dentes e ainda fornecem aminoácidos para a nutrição do organismo.
Ovos
É um alimento rico em enxofre principalmente a clara, mas a gema também tem boa quantidade do nutriente. Um ovo de codorna já é suficiente para fornecer a quantidade de enxofre que o corpo necessita.
Os ovos tem a proteínas mais biodisponível, ou seja, a proteína presente no ovo é mais facilmente absorvido.
Alhos e Cebola
Tem em sua composição sulfatos ricos em enxofre, são potentes antibióticos naturais.
O alho e a cebola contém sulfatos e sulfóxidos que age na restauração de articulações e na estrutura cardiovascular.
Couve, Couve-flor, Brócolis e Repolho
Essas verduras são chamadas crucíferos, eles são ricos em glucosinolatos, que é uma substância rica em enxofre.
Os vegetais crucíferos são responsáveis pela regulação do estrogênio e pela ação de proteção de cânceres como de próstata, mama e cólon.
Castanhas e Amêndoas
São ricas em metionina e cisteína, que são aminoácidos que contém enxofre na sua composição, e por isso são uma das melhores fontes do nutriente.
As castanhas também são fonte de ômega 3, que é uma gordura boa para o organismo, e vitamina E que é um importante antioxidante.
Feijão e Lentilha
Por serem boas fontes de proteínas também tem em sua composição a presença de aminoácidos que são ricos em enxofre, se tornando assim fontes desse nutriente.
O feijão e a lentilha são grande fontes de aminoácidos, além de serem ricos em fibras, que como já falamos aqui no site, as fibras ajudam a promover maior saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Também é protetor contra o aparecimento de cáries.
Frutas
AS frutas em geral são boas fontes de enxofre, principalmente o abacate, o abacaxi e a banana.
Além do enxofre as frutas fornecem uma variedade de vitaminas e minerais que garantem um bom funcionamento do organismo, fibras que regulam a função intestinal e frutose que é uma ótima fonte de energia.
Suplemento de enxofre
Apesar de as fontes alimentares suprirem as necessidades diárias de enxofre existe uma versão de suplemento desse nutriente. Essa versão é composta de 400 mg de metilsulfonilmetano.
A suplementação é indicada para pessoas com diabetes, problemas de alergias crônicas, artrite, queda de cabelo sem causa predefinida e unhas muito enfraquecidas.
O suplemento é vendido em lojas de suplemento e produtos naturais, em embalagem com 60 cápsulas de 400mg. Mas podem ser também manipulados conforme dosagem recomendada por um profissional de saúde.
A indicação sobre como tomar do fabricante que vende a dosagem de 400mg por cápsula, é de 1 cápsula por dia durante as refeições.
Efeitos colaterais
A ingestão excessiva pode causar:
O suplemento não precisa de receita médica mas é recomendado que antes de iniciar o uso de qualquer remédio ou suplemento um médico seja consultado para que este certifique de que essa é a melhor opção de tratamento para as suas queixas.
Sintomas da deficiência
A deficiência de enxofre no organismo é incomum já que são muitos os alimentos fonte desse nutriente.
Outro ponto que dificulta o aparecimento da deficiência é que por estar associado à proteína um quadro de anemia seria notado antes dos sintomas da deficiência de enxofre. Alguns sintomas:
Sintomas do excesso
Não existem relatos de toxicidade com enxofre pois todo o excesso do mineral no organismo é eliminado pela urina.
Mas em caso de uma refeição contendo muitos alimentos ricos em enxofre é comum sentir um desconforto abdominal que é aliviado depois de algum tempo.