FIT

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados! – Treino Mestre

A recuperação muscular é essencial. De nada adiantará você ter um estímulo altamente intenso com um treino bem montado, se não der para seus músculos, um processo adequado de regeneração.

Sem uma recuperação muscular adequada, você não se desenvolve e ainda pode apresentar um quadro de overtraining.

Neste sentido, dentro do planejamento de treino, é fundamental que você também se preocupe com a recuperação muscular. Há diversos fatores que podem melhorar ou prejudicar a recuperação muscular.

Selecionamos 10 dicas para otimizar sua recuperação muscular, que vão te trazer melhores resultados!

Ao concluir a leitura desse artigo, caso ainda fique dúvidas, você pode fazer perguntas em nossa área de comentários ao final da página, ou na sessão de perguntas e respostas que abrimos diariamente lá no story do nosso instagram. Clique aqui para seguir o Treino Mestre no Instagram.

Também temos vídeos diários em nosso canal do YouTube, clique aqui, se inscreva e fique por dentro de temas atuais da musculação.

10 dicas para melhorar sua recuperação muscular

1- Dieta, dieta e dieta!

Não há a menor possibilidade de falarmos de recuperação muscular, sem entrar na questão da dieta, da oferta de nutrientes de boa qualidade.

A lógica é muito simples: recuperação muscular é algo que tem uma necessidade gigante de nutrientes.

Por exemplo, de nada vai adiantar você treinar da maneira certa, se nas 24 horas que sucedem o treino, você não tiver uma boa ingestão de proteínas de qualidade.

Sim, 24 horas. As pessoas têm uma tendência a achar que basta ingerir proteínas de boa qualidade após o treino. Porém, a síntese proteica fica elevada por mais de 24 horas após o final do treino.

Portanto, preocupe-se em ingerir sempre, nutrientes de boa qualidade, para recuperar corretamente seus músculos.

Carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, nas quantidades certas, irão otimizar todo o processo de recuperação muscular.

[irp posts=”13962″ name=”Lipídios: O que são, Tipos, Funções e Melhores Fontes”]

Leia também => Como otimizar seu descanso e ter muito mais resultados

4- Ingira água e eletrólitos de uma forma adequada

A recuperação muscular se dá através de reações químicas. Desta maneira, é fundamental ter a ingestão de água e também, de eletrólitos, que serão fundamentais para que estas reações ocorram da melhor forma possível.

A desidratação, mesmo que branda, acaba gerando catabolismo muscular.

O mesmo acontece, quando algum eletrólito (sódio, potássio ou cálcio e outros), não são ingeridos em quantidades suficientes.

Por isso, para otimizar a recuperação muscular, é fundamental ingerir água em boas quantidades e distribuída adequadamente durante o dia.

Para pessoas que tenham alguma dificuldade na ingestão correta dos eletrólitos, as bebidas esportivas, ou até mesmo, água de coco, podem ajudar a suprir tais necessidades.

5- Se possível, faça uma “siesta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *