Deload Week: Quando diminuir o treino pode ser favorável!

Ao entrar na academia muitas pessoas procuram por diversos resultados e acreditam que treinar sempre pesado é a única alternativa para conseguir mais massa muscular e força no treinamento resistido.

Porém, para poder obter melhores resultados com o treinamento em longo prazo é necessário um planejamento prévio das sessões de treino, no qual o volume e intensidade do treinamento são ajustados, de acordo com objetivo e necessidade de cada praticante.

Dessa forma, a recuperação adequada é um dos fatores que devem ser levados em conta ao planejar a estrutura do treinamento, de forma a facilitar a adaptação do organismo aos estímulos do treino e garantir resultados mais satisfatórios.

Sendo assim, será abordado neste artigo o conceito da fase de deload e sua importância na promoção de melhores resultados na musculação, assim como aplicá-lo no momento certo nos treinos.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é deload Week?

Deload é o período ou fase dentro da periodização, no qual o principal objetivo é recuperar o corpo das sessões pesadas de treinamento e também auxiliar em um melhor anabolismo permitindo que os músculos se recuperem adequadamente.

Neste período os treinos não são tão extenuantes como os de costume e o principal objetivo é evitar o excesso de treinamento e os malefícios que este pode trazer aos resultados e também a qualidade de vida do praticante.

Leia também: Periodização de Treinamento: Para que serve, Tipos e Como Fazer

Qual a importância do deload?

Após varias sessões de treino, nas quais o objetivo de incrementar a sobrecarga progressiva foi alcançado, o corpo muitas vezes apresenta sinais que precisa de um período de recuperação, como por exemplo:

Além destes exemplos de contratempos que podem acontecer se não for efetuado o deload no momento certo, há maiores riscos de lesão, se não houver uma recuperação adequada, devido a alta sobrecarga por um período prolongado nas articulações e tendões.

Outro fator importante com estas sessões de treino menos intensas é a recuperação do sistema nervoso central, além de diminuir o estresse psicológico.

 Mesmo assim, este período não é muito bem visto pela maioria dos praticantes de musculação, pois acreditam que é um desperdício de tempo não estar treinando a todo o momento de maneira intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *