Catuaba: O que é, 12 Benefícios e Como tomar – Treino Mestre
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é Catuaba?
A Catuaba é o nome dado ao extrato de diversas plantas nativas da região amazônica do Brasil e da América do Sul, pode ser chamado de catuaba o produto de algumas espécies da região.
Ela tem o nome científico de Anemopaegma mirandum, popularmente ela também é conhecida como caramuru, tatuaba, piratancara, pau de resposta ou chuchuhuasha.
O extrato de Catuaba é usado há vários séculos pelos nativos por conta dos seus benefícios à saúde e principalmente pela sua ação como estimulante sexual.
A principal espécie de planta de onde é possível extrair a catuaba é a Erythroxylum Vaccinifolium, ela é nativa do Brasil, mas outras espécies da mesma família também produzem o extrato de catuaba, como a Trichilia catigua.
A Catuaba pode ser retirada tanto das folhas como das flores da plantas mas, a principal fonte de extrato de catuaba é a casca que é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Para que serve a Catuaba:
Ainda não existem estudos que possam comprovar as funcionalidades da catuaba mas, diversas pesquisas vêm sendo realizadas para desvendar os mecanismos de ação desse extrato.
O que se sabe até hoje está relacionado aos diversos relatos e visíveis alterações com o uso do produto.
A principal indicação de uso da catuaba ainda está relacionado à sua melhora no desempenho sexual, sendo benéfica inclusive para quem tem problemas de ereção e baixa libido.
Mas, engana-se quem acha que essa é a única ação da catuaba, ela também vem sendo muito usada no controle de doenças cardíacas, no combate à fadiga, contra a perda de memória e crises de ansiedade ou depressão.
Propriedades:
1. Antidepressivo:
A catuaba tem efeito direto na produção de dopaminas, que são responsáveis pelo humor e pelo sono, além disso tem ação no metabolismo da da melatonina, que é o hormônio responsável pelo prazer e da serotonina.
Agindo diretamente nesses hormônios e neurotransmissores, a catuaba pode minimizar as crises de depressão e melhor a sensação de prazer.
2. Afrodisíaco:
A catuaba é rica em alcalóides que agem diretamente aumentando libido e melhorando o desempenho sexual.
Nos homens, a catuaba ajuda a melhorar a vascularização da região peniana, dessa maneira problemas como impotência sexual e ejaculação precoce são reduzidos.
3. Antioxidante:
Os flavonóides presentes na catuaba tem ação como antioxidantes, eliminando os radicais livres e combatendo doenças causadas pelo estresse oxidativo, como por exemplo alguns tipos de câncer.
Os antioxidantes também agem contra a morte celular e o envelhecimento precoce, ajudam a manter a saúde mental e a capacidade de raciocínio.
4. Anti estresse:
Os mecanismos de ação da catuaba contra o estresse ainda não são totalmente comprovados mas, acredita-se que esse efeito esteja relacionado com a relação da catuaba e a produção de dopaminas.
O aumento de dopaminas ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a insônia e a irritabilidade.
5. Estimulante cerebral:
A ação dos antioxidantes tem relação direta com a saúde das células cerebrais e neurais, isso porque essas células são mais afetadas pela ação dos radicais livres e seu desempenho e reduzido na presença dos radicais livres.
Por isso, o combate à esses compostos ajuda a manter a saúde do cérebro, preservando a memória e as funções cognitivas.
6. Anti inflamatório natural:
A presença da catuaba no organismo tem ação inibidora na enzima fosfolipase A2, essa enzima é a responsável por desencadear reações de inflamação.
A ação anti inflamatória ajuda no tratamento de diversas doenças, como a artrite, alergias respiratórias, problema de gota e até alzheimer.
7. Previne doenças degenerativas:
As doenças degenerativas tem como principal causa a morte das células, principalmente células neurais nervosas, isso causa perda de memória e diminuição da coordenação motora.
Alguns componentes da catuaba parecem fazer efeito de reversão da morte celular, isso ajuda na prevenção e no controle dessas doenças.
8. Energético:
A relação da catuaba com a produção de serotonina e melatonina está diretamente ligada ao aumento de disposição e energia.
A catuaba também melhora a vascularização e a nutrição celular o que aumenta a saúde do organismo e reduz os efeitos da fadiga no corpo.
9. Vasodilatador:
Uma das propriedades da catuaba é promover uma maior capacidade de dilatação para as veias e artérias, isso possibilita que mais sangue seja transportado e reduz a pressão exercida pelo sangue nas paredes dos vasos.
Por isso, a catuaba é um auxiliar na redução da pressão arterial.
10. Diurético:
A catuaba tem ação de induzir a formação da urina, isso ajuda a eliminar as toxinas que são filtradas pelos rins e ajuda no controle da retenção de líquidos. Essa ação é mais potente quando a catuaba é utilizada na forma de chá.
11. Fortalece o sistema imunológico:
A ação antioxidante e anti inflamatória ajudam no combate dos radicais livres mas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e assim contribui para a prevenção de viroses e doenças contagiosas.
12. Diminui efeitos da TPM:
A ação da catuaba contra os efeitos da TPM está ligada à sua capacidade de regular hormônios como a dopamina e a serotonina que são relacionados ao prazer e a felicidade, também sua ação diurética, que ajuda a diminuir os inchaços.
Formas de consumir:
Cada um dos tipos de catuaba tem uma quantidade e forma de consumo diferente:
O chá de catuaba deve ser produzido da seguinte forma:
500ml de água fervente e 2 colheres de folhas de catuaba, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos e beba durante o dia.
O mais indicado é consumir até 3 xícaras do chá por dia, dosagens maiores podem causar efeitos colaterais indesejados.
A dosagem indicada pelos fabricantes das cápsulas de catuaba é de 1 a 2 doses por dia, mas para garantir a segurança do uso do produto não deixe de procurar orientação de um médico ou nutricionista.
Por ter dosagens mais concentradas e por conter outros ingredientes, o uso indiscriminado pode causar efeitos colaterais mais graves como taquicardia.
O pó de catuaba é comercializado em casas de produtos naturais e pode ser usado da maneira que lhe parecer mais agradável.
Por ter um sabor forte, normalmente o pó é consumido diluído em sucos ou vitaminas mas, pode ser consumido misturado em água. Dessa maneira o ideal é misturar 1 colher de chá na bebida e consumir pela manhã.