FIT

Trabalha de madrugada e visa hipertrofia? Veja dicas de treino e dieta – Treino Mestre

Atualmente com a necessidade de trabalhar e gerar renda, assim como aumentar a produtividade, muitas atividades estão sendo realizadas durante 24 horas ao dia e precisam estar à disposição durante o dia todo.

Atividades essenciais como a área de saúde, assim como as forças de segurança funcionam de maneira ininterrupta e os profissionais desta área trabalham pem turnos noturnos, o que muitas vezes os levam a passar a noite toda acordados.

Porém, muitas pessoas que trabalham durante a madrugada praticam a musculação e visam a hipertrofia muscular, mas surge a dúvida se é possível ter progresso mesmo nesta rotina de trabalho.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Ciclo circadiano e relógio biológico

O corpo humano está adaptado para realizar diversas atividades ao longo das 24 horas que duram um dia como se fosse um relógio biológico no qual são as funções do organismo são reguladas.

São secretados hormônios, que regulam o organismo de acordo com a necessidade de estar ativo durante o dia e também para poder descansar o corpo à noite e assim se recuperar para o outro dia.

Alterar o ciclo circadiano modifica a secreção de hormônios como GH e testosterona, aumentando a de cortisol, diminuindo a sensibilidade a insulina e tendo influência em outros fatores que comprometam a qualidade de vida.

Segundo Delezie e Challet (2011) alterações no ciclo circadiano influenciam distúrbios metabólicos e podem ser fatores responsáveis no desenvolvimento da diabetes e da obesidade.

O trabalho durante o turno noturno ou da madrugada altera o ciclo circadiano e o relógio biológico, portanto não é a opção mais recomendável para uma melhor qualidade de vida, porém com algumas dicas é possível minimizar os efeitos destas alterações fisiológicas.

Como deve ser o treino de quem trabalha de madrugada?

Tendo em vista algumas mudanças oriundas no relógio biológico de quem trabalha de madrugada, o treino necessita de alguns ajustes de forma a conseguir minimizar os prejuízos e conseguir treinar de forma adequada para conseguir hipertrofiar.

Não exagerar no volume do treino

 O treino deve ser intenso e curto para estimular os músculos a hipertrofia, porém não pode ser muito volumoso para permitir uma melhor recuperação e evitar o catabolismo.

Dar prioridade a exercícios multiarticulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *