Como a cadência dos movimentos interfere em seu treino de musculação – Treino Mestre
Muita gente acha que treinar musculação é apenas sair deslocando pesos, de maneira aleatória e sem o devido controle. Infelizmente isso só faz aumentar a clientela de fisioterapeutas e ortopedistas!
Existe uma série de fatores que devem estar envolvidos nos treinos de musculação, que devem ser pensados e controlados, para atingir os resultados almejados de maneira segura e funcional.
Neste sentido, uma das variáveis que muitas vezes é esquecida é justamente a cadência dos movimentos.
Já percebeu como as pessoas tem uma grande fixação no número de séries e de repetições e nunca se perguntam sobre a velocidade destas?
Isso é “herança” de uma época em que a musculação era tida como receita de bolo (3×15 para definir e 3×8 para crescer e outros absurdos).
De uma maneira geral, a cadência com que você executa determinados movimentos, os torna mais ou menos eficientes para a hipertrofia.
Mas não espere encontrar um determinado número referente a cadência das repetições.
Tudo vai depender do contexto em que estamos inserindo o treinamento e de acordo com a variabilidade almejada.
Por exemplo, se o seu objetivo é usar os treinos de potência (seja para fins competitivos ou para obter um estímulo diferente) teremos uma cadência muito diferente do que um treino de base, onde o objetivo é melhorar a percepção corporal.
Veja o que a ciência já produziu sobre a cadência dos movimentos na musculação!
Que velocidade devo executar os movimentos na musculação?
De uma maneira geral, a velocidade dos movimentos na musculação nunca foi um dos fatores mais estudados.
Porém, alguns estudos recentes vem mostrando que o efeito da cadência pode ser determinante para a qualidade do desenvolvimento muscular.