Preparação física para lutadores, aspectos práticos – Treino Mestre

Um velho ditado do boxe diz que o melhor lutador não é o que bate mais forte, mas sim o que aguenta mais pancadas.

Muito usado em discursos motivacionais, este ditado deixa intrínseca a importância de uma boa preparação física, para que o lutador possa de fato, conseguir o êxito em seus combates.

Mas como as lutas são esportes considerados acíclicos e de tarefas abertas, ou seja, não são previsíveis e dependem de uma série de fatores, a preparação física não é nem um pouco fácil de ser executada.

Diversos aspectos precisam ser levados em conta, para que o lutador possa atingir o auge de seu desempenho físico no momento planejado.

Pensando nisso, nós do Treino Mestre selecionamos alguns aspectos bastante práticos da preparação física para lutadores!

Preparação física para lutadores na prática!

1° Não se esqueça da especificidade:

este é provavelmente o item mais importante de qualquer preparação física. Cada luta tem aspectos muito específicos, que são determinantes para o sucesso do lutador.

Alguém que lute judô, precisa de aspectos que um lutador de boxe não necessita e vice-versa.

Por isso, antes mesmo de pensar em termos de preparação física, precisamos eleger as prioridades a serem trabalhadas, de acordo com a especificidade de cada luta.

No caso de lutadores de MMA, que tem uma gama de solicitações muito maior, a preparação física precisa focar nas potencialidades de cada atleta.

Quer um exemplo? Um lutador de boxe precisa de potência de soco, já um judoca precisa de muito mais potência nos movimentos de puxada e de giro de tronco. Isso tudo precisa ser pensado na preparação física.

Pela grande solicitação de técnica e de treinos mais longos, muitas vezes estes atletas entram em estado de overtraining.

A solução para isso é tomar cuidado com os períodos de descanso e integrar os treinamentos, para que seja possível potencializar os efeitos de cada sessão. Além disso, a base bem feita também ajuda a melhorar este item.

Estas dicas são mais generalistas e se adéquam a qualquer lutador, de qualquer luta.

É lógico que cada modalidade tem suas especificidades, mas para uma preparação física bem montada, busque a ajuda de um bom profissional de educação física! Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *