FIT

Como quebrar a homeostase e ter melhores resultados (5 dicas fundamentais) – Treino Mestre

Nosso corpo tem uma incrível capacidade de adaptação, mas para que ela ocorra, é preciso que ele seja exposto a algum tipo de “dano”.

Desta maneira, o equilíbrio tem de ser quebrado, para que haja o fenômeno da supercompensação.

Este equilíbrio, no geral, está atrelado a homeostase. Não que a simples quebra da homeostase seja suficiente para quem quer melhores resultados em termos de musculação, afinal, existem outros fatores envolvidos.

A homeostase é definida como a capacidade que nosso corpo tem de manter-se regulado e com isso, em equilíbrio. Para que fique mais claro para você entender, imagine que agora, você está lendo este artigo, sentado ou deitado.

Seu corpo, provavelmente encontra-se em homeostase, com os batimentos cardíacos regulados, frequência respiratória e pressão arterial normais. Passamos grande parte da nossa vida neste estado, de homeostase.

Porém, se você levantar e ir para a academia treinar, seu corpo vai passar por exigências variadas, que vão quebrar esta homeostase. Mas então todo treino causa uma quebra de homeostase?  De certa maneira sim. Porém a homeostase é um estado dinâmico, que sofre influencias do estilo de vida.

Veja, se você se mantém a vida todo sedentário, a homeostase que você tinha aos 20 anos é muito diferente da que você terá aos 40 anos. Entende? Da mesma forma, se você é um iniciante na musculação, terá uma quebra de homeostase diferente de um atleta.

Por isso, o termo quebra de homeostase precisa ser avaliado de acordo algumas situações. Veja como esta quebra pode ser feita e de que maneira ela influencia seu treino!

Quebra de homeostase, algumas maneiras de realiza-la!

Como a maioria dos iniciantes já possui este quadro de maneira fácil em seus treinos, vou focar em pessoas bem treinadas, que tem maiores dificuldades neste sentido. Vamos a algumas maneiras de quebrar sua homeostase e ter melhores resultados!

1. Use períodos de choque, seguidos de períodos recuperativos: Vamos supor que você tenha um problema de desenvolvimento nos músculos peitorais.

Com uma boa base em sua periodização, podemos usar alguns períodos de choque para quebrar esta homeostase.

Um comentário sobre “Como quebrar a homeostase e ter melhores resultados (5 dicas fundamentais) – Treino Mestre

  • Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *