FIT

Tentativa e erro, a base do treinamento físico – Treino Mestre

Nosso corpo reserva particularidades, questões que não podem ser mensuradas facilmente. Isso faz com que a tentativa e erro seja uma das bases do treinamento físico.

No meio da educação física há discussões constantes sobre métodos de trabalho. Muitas vezes, até acaloradas. Alguns defendem uma abordagem mais prática, pautada nas vivencias do treinador apenas. Outros, defendem uma visão muito mais cientifica.

Eu particularmente, sempre gostei mais do segundo grupo. Porém, quando falamos em ciência, temos que ter uma coisa clara: ela jamais chegará a uma verdade absoluta, inquestionável e que se aplica a qualquer caso. E mesmo esta ciência, tem como base, como cerne de sustentação, a tentativa e erro.

Isso significa que o treinamento físico é uma “aventura”? De forma alguma! Quero te mostrar que não há como prever exatamente algumas questões e que precisamos da tentativa e erro. Porém, ela deve ser pautada em uma base científica. Caso contrário, passa a ser vidência e não ciência!

Tentativa e erro no treinamento físico, desde os primórdios até hoje!

A ciência tem um papel fundamental para o treinamento físico em geral: nos dar as bases de conhecimento, os métodos e mostrar suas comprovações. Porém, em todo e qualquer estudo que seja de boa qualidade, há um campo chamado limitações.

Sim, todo estudo decente tem limitações!

Ou seja, ele se enquadra muito bem para determinado público, mas não pode ser usado como única fonte de informações.

Da mesma forma, o pesquisador que realiza tal estudo, deve inicia-lo sem ter exata noção do resultado. Se ele souber o resultado, deixa de ser um estudo cientifico.

Com isso, a tentativa e erro é uma das bases cientificas.

Mas como assim?

Quando falo em tentativa e erro, quero mostrar um método de trabalho. Você usa determinada metodologia, ambiente, contexto e população, para tentar encontrar os resultados de determinado objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *