EXERCÍCIO PRECISA SER DOLORIDO PARA DAR RESULTADO

EXERCÍCIO PRECISA SER DOLORIDO?

EXERCÍCIO PRECISA SER DOLORIDO PARA DAR RESULTADO?

“Sem dor, sem ganho” é uma expressão muito comum usada quando se trata de ter resultados com exercícios. Talvez por isso muitas pessoas acham que precisam sentir dor depois de um treino para saber se ele funcionou.

Mas isso não é verdade!

Existem muitas razões pelas quais seus músculos podem ficar doloridos após um treino. Mas, ao contrário da crença popular, você não precisa se sentir dolorido após o exercício para saber que fez um bom treino!

EXERCÍCIO PRECISA SER DOLORIDO

A Dor Muscular Tardia (DOMT) é o termo científico para descrever a sensação de dor que nossos músculos sentem após um treino físico. Normalmente isso acontece depois de fazermos exercícios muito fortes ou intensos ou se fizermos exercícios aos quais não estamos acostumados.

Pode acontecer após qualquer tipo de exercício, embora seja mais comum após o exercício excêntrico. Movimento excêntrico é o movimento onde os músculos resistem a uma carga à medida que são alongados (como quando você está descendo escadas). Na musculação todo movimento onde você cede junto com a gravidade é excêntrico. Quando você faz força “vencendo” a gravidade ou uma resistência (ou peso) o movimento é dito concêntrico.

Mas porque os músculos doem?

Embora a DOMT seja comum, a razão pela qual isso acontece é pouco compreendida. A teoria científica atual é que a DOMT está ligado a uma combinação de:

EXERCÍCIO PRECISA SER DOLORIDO

Se você está iniciando um novo programa de exercícios e seu primeiro treino for muito intenso ou muito longo, é muito difícil evitar a DOMT! Mas de novo: ficar dolorido não significa necessariamente que você fez um exercício eficaz. Significa apenas que você está fazendo algo a que seus músculos não estão acostumados! 

Portanto, se você se exercita regularmente e descobre que não está mais sentindo dor depois do treino, tenha a certeza de que seu treino está de fato funcionando! Isso se deve ao fato de que seus músculos ficaram melhores em lidar com os danos teciduais provocados pelos exercícios e a se recuperarem disto.

Se você quiser ficar mais em forma e mais forte, em vez de sentir que precisa se exercitar até ficar dolorido, concentre-se em um princípio chamado “sobrecarga progressiva”.

Mas o que é sobrecarga progressiva?

Esse princípio dita que você pode aumentar gradualmente a quantidade de exercício que faz a cada vez – como realizar repetições extras em um exercício ou adicionar peso adicional. A sobrecarga progressiva não apenas se mostra uma maneira eficaz de ter resultados, mas também pode diminuir a frequência com que você experimenta a DOMT! Estudos mostram que poucas semanas de aplicação de sobrecarga progressiva são suficientes para ver resultados.

Portanto, em vez de medir a eficácia do seu treino com base na dor, tente aumentar gradualmente o número de repetições que você faz a cada semana ou a quantidade de peso que levanta. Esses ganhos incrementais em condicionamento físico e força mostram que seus treinos estão sendo eficazes e que você está ganhando resultados!

Então, para ter resultados sem sentir dores basta fazer exercícios regularmente, de preferência diariamente, fazer pouco no início e ir aumentando bem gradualmente. Nada de fazer muito exercício logo de cara para “recuperar o tempo perdido”! Lembre-se: Devagar se vai ao longe.

Faça exercícios regularmente e viva feliz e saudável! Para fazer exercícios com segurança e ter resultados venha para a Pratique. Aqui, nós cuidamos de você!

Referência: Hyldahl, R. D., & Hubal, M. J. (2014). Lengthening our perspective: morphological, cellular, and molecular responses to eccentric exercise. Muscle & Nerve, 49(2), 155-170.

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *