Planeje seu taper e tenha excelentes resultados na musculação – Treino Mestre

Poucas pessoas dão a devida importância para o período de taper, dentro de sua periodização. Ele pode ser de grande valia e precisa ser pensado em seu planejamento.

Você treina de maneira disciplinada, não falta em seus treinos e cumpre o que foi pré-estabelecido. Este artigo é para você!

Caso você seja daquelas pessoas que vivem “matando” o treino, não dão sequencia ao planejamento e não executam o que é proposto inicialmente, nem precisa perder seu tempo, pois você já faz uma espécie de taper.

Existem diversas definições de taper (origem da palavra tapering) conhecido também como período de “polimento”, mas que traduzindo de maneira simples, podemos dizer que é um período, pré-determinado, onde se reduz pelo menos 40% do volume total de treinamento, a fim de que haja uma melhor supercompensação.

Trazendo uma analogia ao treinamento desportivo de atletas de alto rendimento ou mesmo de equipes, podemos dizer que seria a mesma coisa que os treinamento em fase competitiva, mas com objetivos diferentes.

O taper é como se fosse aquele período que por razões variadas você deixa de treinar, descansa mais e tem melhores resultados, até mais do que se tivesse treinado normalmente.

Aplicando o taper na prática de seu treino

Basicamente, vou mostrar como você pode estabelecer o taper em seu treino, para que tenha uma melhor qualidade de treino.

Quando você for planejar seu treinamento, juntamente com seu treinador, é muito importante que no meio de cada fase, você tenha alguns momentos para que ocorra a oscilação de desempenho.

Nenhuma pessoa consegue manter-se em treinamentos de alta intensidade durante o tempo todo.

Todos nós precisamos de períodos de menor volume de treinamento, para que ocorra uma melhor supercompensação. Basicamente, o Taper seria o seguinte:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *