Palatinose → O que é, Para que serve [DEVO TOMAR ANTES OU DEPOIS?]
Considerado um carboidrato inteligente, a palatinose fornece energia por muito mais tempo e é recomendada para praticantes de atividades físicas.Os carboidratos simples já deixaram a dieta de muitas pessoas, especialmente aquelas que estão cuidando da saúde e praticam exercícios físicos.
Muitos estão em busca de novas fontes de energia mais saudáveis para a prática de atividades físicas, principalmente quando o assunto é musculação.
As opções de mercado são as mais variadas e é preciso tomar cuidado com o que se consome e pesquisar muito antes de comprar um carboidrato que seja a sua fonte. Um tipo de açúcar muito interessante é a palatinose.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é a palatinose?
Também conhecido como isomaltulose, a palatinose é um açúcar branco e puro derivado diretamente de uma fonte natural da sacarose. Esse tipo de açúcar pode ser encontrado em diversos alimentos como mel e cana-de-açúcar.
Ele traz dois bons benefícios para a saúde: o primeiro é que a palatinose é facilmente digerida e o segundo é o fato dele ser liberado de forma gradativa, ou seja, não forma picos de insulina e fornece energia de qualidade por um maior intervalo de tempo.
Para que serve a palatinose?
Ao contrário da maltodextrina que, apesar de ser um carboidrato complexo, possui elevado índice glicêmico, a palatinose não permite a promoção de altas taxas de açúcar na corrente sanguínea. Ele também possui baixo índice insulinêmico, ou seja, não permite que se forme uma elevada concentração de insulina no organismo.
Outro ponto positivo é que ela consegue queimar mais gordura durante a atividade física do que qualquer outro carboidrato. Você consegue ter vários produtos em apenas um e com excelente qualidade.
Leia também: Maltodextrina – O que é, para que serve, engorda? Como tomar?
Composição e tipo de carboidratos
A palatinose é um isômero da sacarose, muito encontrada em frutas e em raízes, principalmente na beterraba. Ocorre um rearranjo enzimático das ligações 1,2-alfa com a 1,6-alfa que combina a molécula de glicose com a de frutose.
Hoje, a palatinose é fabricada em larga a partir da beterraba e isso só é possível graças a uma enzima natural que consegue modificar a estrutura molecular da sacarose.