Respiração no exercício abdominal, você faz corretamente? – Treino Mestre

Controlar a respiração durante a execução de abdominais, pode tornar muito mais eficiente o exercício.

Um fator que poucos atentam na hora de fazer os seus abdominais, a respiração pode ser um fator fundamental para o aumento da intensidade do exercício e desta maneira, na melhora da obtenção de resultados.

Um dos exercícios mais praticados no mundo, o abdominal é muitas vezes feito de maneira incorreta.

Isto no que se refere a questão da técnica de execução, da ênfase dos exercícios e também na respiração durante a execução.

Mas para que você consiga entender melhor o porquê respirar de maneira adequada durante a execução do abdominal, é muito importante que se entenda antes disso sobre a funcionalidade destes músculos.

Para começar, vamos pensar no músculo reto abdominal. Ele se localiza na região anterior do corpo, tem a sua origem nas últimas costelas e a sua inserção fica na região pubiana.

As fibras deste músculo vão de cima para baixo. Desta maneira, este músculo só é contraído de uma maneira, com a flexão da coluna vertebral. Isso devido ao seu posicionamento e ao sentido das fibras musculares.

Um fator a ser levantado e que é muito importante também, é que quando contraímos o músculo reto abdominal e temos uma flexão da coluna vertebral, nós diminuímos a região intra-abdominal e consequentemente o espaço visceral, onde estão localizados diversos órgãos. Esta diminuição do espaço intra-abdominal acaba causando um aumento da pressão no local.

Neste movimento também temos a grande participação de um músculo que está diretamente relacionado a respiração, o diafragma.

Este músculo está localizado abaixo dos pulmões e acima da área visceral que é contraída com o movimento de flexão da coluna lombar.

Anatomicamente, podemos dizer que o diafragma faz a divisão entre a área pulmonar e a área visceral.

Resumindo, este pode não ser um fator fundamental, mas com toda a certeza é de grande valia. Coloque em prática em seu treinamento e verá os benefícios. 

No vídeo abaixo você pode conferir a execução correta:

Fisiologia do Treino #5 – Qual a respiração mais adequada nos exercícios Abdominais?Watch this video on YouTube

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *