FIT

Agachamento no smith, fazer ou não? – Treino Mestre

O agachamento no Smith envolve muitas pessoas que o criticam e outras que o defendem. Mas afinal, quais os pontos positivos e negativos de sua utilização? O agachamento no Smith, ou barra guiada, como alguns preferem, divide opiniões. Alguns o defendem, outros dizem que ele é ruim para o desenvolvimento muscular e funcional dos alunos.

Como eu sempre gosto de ressaltar, a grande maioria dos exercícios tem contraindicações de pessoas ou contextos. Eles podem ser usados em diferentes momentos, com ótimos benefícios.

Se formos nos basear no agachamento no Smith, veremos que é exatamente este o caso. Existem momentos, em que ele não é tão efetivo e até é contraindicado. Em outros, ele ajuda a compor uma estratégia altamente eficiente.

Mas antes de falarmos mais especificamente deste ponto, temos que entender os argumentos das pessoas que dizem que ele não deve ser usado.

Agachamento no Smith, problemas de execução

Vamos partir do ponto de que o praticante não tem problemas de execução neste movimento. Desta forma, poderemos avaliar apenas seus benefícios e malefícios.

Pelo fato de a barra ser guiada, ou seja, tem uma trajetória linear e fixa, temos algumas questões.

No agachamento livre, temos uma pequena inclinação do tronco para a frente, no intuito de manter o equilíbrio. Este é o movimento funcional. Ou seja, a trajetória do tronco não é linear. Ele se projeta a frente entre 15 e 45 graus, dependendo de cada caso.

No agachamento na barra guiada, isso não acontece. Ou seja, não há uma maior distribuição da carga pelo tronco. Com isso, dependendo da forma como o movimento é realizado, há uma maior sobrecarga na porção lombar.

Além disso, há muitas pessoas que executam errado o agachamento no Smith. Desde o posicionamento dos pés, da movimentação, da amplitude e tudo mais. Mas neste caso, não é um problema do aparelho, certo?

Já existem no mercado máquinas que fazem este certo grau de angulação do tronco, mas eles ainda não são muito populares nas academias.

Por hora, é importante entender que em determinados contextos, a utilização do agachamento no Smith não é a mais indicada. Mas em outras, ele poder ser muito útil. Vamos então ver os prós e contras da utilização do agachamento no Smith!

Agachamento no Smith, razões para usar e para não usar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *