5 formas de evitar lesões no futebol – Treino Mestre

O futebol é o esporte mais praticado no mundo todo. Devido as suas características, ele pode trazer problemas com lesões. Veja  como evitá-las. Quem pratica regularmente futebol, provavelmente já sentiu algum problema, ou até teve uma lesão com a prática. Assim como grande parte dos esportes de contato, as lesões no futebol são bastante comuns.

Não há como evita-las totalmente, porém, podemos traçar estratégias para evitar as lesões mais comuns. É muito importante salientar que isso vale tanto para atletas profissionais, quanto para atletas de “final de semana”.

Estes últimos inclusive, são acometidos por diversos tipos de lesão, por falta de alguns cuidados.

Como prevenir lesões no futebol, entendendo como elas acontecem

Sempre que pensamos em prevenção de lesões, é importante buscar entender os mecanismos que as causam. Quando falamos de um ambiente aberto e cheio de situações amplas, como o futebol, isso se torna bastante complexo.

Por isso, não vou levar em consideração aquelas lesões por quedas (como deslocamentos de ombros, por exemplo) ou aquelas causadas por pancadas e entradas de outros jogadores. Estas são altamente complexas e dependendo da forma como acontecem, não há como evita-las.

Por isso, vou focar naquelas que conseguimos evitar. Basicamente, as lesões causadas por trocas de direção, torções e outros mecanismos de lesão. Neste caso, a maioria das lesões acontece em tendões, músculos e articulações.

Este tipo de lesão, com o trabalho adequado pode ser evitado. Uma articulação bem estabilizada, tem uma tendência muito menor a se lesionar. Da mesma maneira, um músculo fortalecido e flexível, terá muito menos possibilidades de lesão.

Por isso, o trabalho de prevenção de lesões no futebol passa necessariamente pelo fortalecimento muscular, melhora da estabilidade e flexibilidade e com trabalhos específicos para as necessidades do esporte.

Veja agora, alguns fatores fundamentais para o trabalho de prevenção de lesões no futebol!

Quer prevenir as lesões mais comuns do futebol? Você precisa fazer isso!

Há alguns pontos muito importantes, quando pensamos na redução das chances de lesão. Eles se dão através do trabalho de fortalecimento e melhora da mobilidade, para que músculos e articulações estejam mais preparados para as exigências do esporte.

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *