Musculação na redução do stress e da ansiedade (6 dicas) – Treino Mestre
A musculação, bem como todas as demais atividades físicas, tem uma função muito maior do que apenas estética. Elas têm um papel fundamental na redução do stress e da ansiedade.
Há milhares de estudos e profissionais conceituados que falam dos benefícios psicológicos da prática de exercícios físicos, como a musculação.
Há inúmeras evidências que apontam que a musculação e outras atividades físicas, ajudam fortemente na redução do stress e da ansiedade.
Mas é preciso entender que mecanismos levam a isso. Afinal, stress e ansiedade são dois grandes males da vida moderna e que podem comprometer seriamente a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Por isso, é importante entender os mecanismos psicológicos e fisiológicos que desencadeiam o stress e a ansiedade.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Stress e ansiedade, dois males da vida moderna
Tanto o stress, quanto a ansiedade são mecanismos psicológicos e fisiológicos de proteção. Assim como o medo, eles deixam o corpo mais em alerta, para sinais de perigo.
O problema é que na vida moderna, os perigos mudaram. Com isso, o stress e a ansiedade se modificaram e hoje, se tornaram 2 grandes males.
Ambos tem relação direta com o sistema metabólico. Eles desencadeiam uma série de reações, como por exemplo, aumento de hormônios como cortisol.
Porém, temos ainda os componentes psicológicos. É comprovado que há formas de amenizar o stress e a ansiedade e que estes são mais frequentes em algumas pessoas do que outras.
Por isso, o primeiro ponto a ser entendido é que o stress e a ansiedade são multifatoriais. Além disso, cada pessoa reage a eles de uma forma diferente.