Preparação física para natação, como ela deve ser? – Treino Mestre

A preparação física para natação é um dos principais elementos para a melhora do rendimento no esporte. Veja neste artigo completo, como deve ser a preparação física para natação!

A natação é um dos esportes mais completos e ao mesmo tempo exigentes, no que se refere a condição física.

O fato de ela ser feita em um ambiente diferente ao que estamos habituados a ficar na maior parte do tempo, traz inúmeros desafios para atletas e treinadores.

A preparação física na natação tem inúmeros pontos que precisam ser levados em conta.

Para que este artigo fique o mais didático possível, irei dividir a natação em provas de velocidade e resistência. Eu sei que cada uma delas, bem como os estilos, tem necessidades específicas.

Preparação física para natação em provas de velocidade

No caso das provas de natação para velocidade, temos alguns pontos importantes a serem observados. Neste caso, as qualidades físicas mais importantes são a força, agilidade e velocidade. Neste caso, precisamos trabalhar na preparação física com exercícios que deem suporte para estas qualidades físicas.

Além disso, temos que trabalhar fortemente com aumento da mobilidade articular, melhora da coordenação motora, força, resistência e velocidade. Tudo isso, empregado a natação.

Por exemplo, você tem que trabalhar com aumento da velocidade de membros inferiores, mas diferentemente do que acontece com a corrida. Na natação as “pernadas” são mais curtas e com uma mobilidade diferente do que na corrida. Neste caso, os exercícios usados devem ser focados neste objetivo.

Algumas dicas de preparação física para natação em provas de velocidade:

Primeiro fique mais forte

Se você precisa aumentar sua velocidade, precisa antes disso, ficar mais forte. Potência e velocidade estão baseadas em aumento de força. Desta maneira é fundamental que como base de sua preparação física para natação, você tenha trabalhos de força. Como eles podem ser feitos?

Primeiramente, temos que usar movimentos com uma boa transferência de força. Usar movimentos que, por exemplo, trabalhem com peito, deltoides, costas e braços de forma integrada, é muito interessante. Você não precisa necessariamente fazer os movimentos da natação, mas precisa buscar movimentos que tenham transferência de força.

Por exemplo, o agachamento é um movimento que tem uma excelente transferência de força, mesmo que não seja igual ao que fazemos na natação.

Trabalhe com estímulos similares

Outra forma interessante de melhorar a preparação física para provas de longa distância é integrando os movimentos de força e resistência aeróbica. Por exemplo, você pode fazer o agachamento com carga para 8 a 10 repetições (força) e no intervalo de descanso, fazer bike ou corrida.

Isso vai melhorar a integração destas qualidades físicas, fazendo com que elas sejam mais eficientes nas necessidades do esporte.

Melhore a força e a resistência do core

O complexo do core é muito utilizado na natação. Em provas de longa distância isso é ainda mais importante. Fortalecer adequadamente o core, é uma das bases para a boa preparação física na natação.

Para isso, é preciso que haja uma preparação generalista. Trabalhar com diferentes exercícios, alternando movimentos dinâmicos e estáticos, para todas as partes do core.

Isso vai fazer com que o core estabilize os movimentos e torne o nado mais eficiente e econômico.

Leia também =>  Core, o que é, exercícios, como treinar e qual a sua importância!

Use exercícios de resistência na água

Usar implementos, como boias e paraquedas, para que você trabalhe com a força e resistência específica. Aqui, cabe envolver diferentes cenários, de acordo com o tipo de prova que a pessoa irá participar.

A preparação física para natação tem uma enorme complexidade e deve sempre ser feita com o acompanhamento de um bom profissional. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *