Volume de treino para a hipertrofia, existe um número ideal? – Treino Mestre
O volume de treino é uma das variáveis mais importantes, que precisa ser equalizada de acordo com seus objetivos. Veja o que a ciência diz sobre ele, em relação a hipertrofia.
O volume é uma variável fundamental para a hipertrofia. Se não fosse, iríamos a academia, faríamos uma repetição com o máximo possível de carga e pronto, a massa muscular iria aumentar consideravelmente.
Não funciona desta forma, não é? Portanto, entender qual o melhor volume de treino para a hipertrofia, é fundamental.
É importante entender que volume de treino é a soma de repetições, séries e quantidade de exercícios que você faz em uma sessão. É toda a parte mensurável de sua rotina de treinamento.
Sabemos que o volume adequado é fundamental também. Pouco volume pode não trazer as adaptações necessárias e muito volume, pode causar overtraining.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que a ciência diz sobre o volume ideal?
Primeiramente, temos que saber que não há um volume ideal para todas as pessoas.
Temos que analisar todo o contexto e compreender que é necessário adequar o volume para cada individualidade.
Porém, os estudos servem para nos ajudar a dar uma base para isso.
Em um estudo de Robbins (2012), foram avaliados os efeitos de diferentes volumes de treinamento, para homens, em treinos para membros inferiores.
Participaram do estudo homens treinados e estes foram divididos em 3 grupos, intensidade baixa (1-SET), moderada (4-SET) ou alta (80% de 1RM) com intensidade correspondente (80% de 1RM). Ou seja, houveram diferentes volumes e intensidades, mas a carga total foi equalizada.