FIT

Musculação e qualidade de sono, o que a ciência diz? – Treino Mestre

Nosso sono é um dos fatores mais importantes para que possamos manter a nossa qualidade de vida. Estima-se que uma pessoa de 70 anos passe uma média de 23 anos e meio dormindo. Neste sentido, é muito importante que este período seja feito com alta qualidade.

Neste sentido, a musculação é um grande aliado para a melhora deste, já que ela melhora uma série de fatores que estão relacionados a melhora da qualidade do sono.

Antes de falarmos mais especificamente sobre a questão da musculação, precisamos entender que o sono não é igual o tempo inteiro e que ele passa por diferentes fases.

Desta maneira, cada uma destas fases tem implicações diferentes sobre a regeneração muscular. Veja como são estas fases:

Sono NREM: é a fase onde passamos mais tempo, ocupando 75% do tempo em média. Neste período ocorre a secreção do GH (hormônio do crescimento), além de um aumento considerável na síntese proteica.

Estágio 1: nesta fase, que geralmente ocorre nos primeiros minutos de sono, temos a dormência do indivíduo. É a fase onde passamos da consciência normal para o sono.

Estágio 2: é a fase onde temos a transição para o sono mais profundo. Há menor sensibilidade tática e motora.

Estágio 3: Estágio onde temos muita dificuldade em acordar e que antecede o sono mais profundo.

Estágio 4: São os primeiros quarenta minutos de sono em que ele é de fato profundo.

Sono REM: é a fase onde temos mais movimentações e atividade cerebral.  Temos também uma paralisia muscular e o estado da mente é dissociativa. Grande parte dos sonhos e pesadelos ocorrem nesta fase.

Leia também: Melatonina – O que é, para que serve, como tomar e melhores marcas

3 comentários sobre “Musculação e qualidade de sono, o que a ciência diz? – Treino Mestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *