Sem categoria

Prefeito anuncia 2ª etapa do Parque da Cidade e destaca medidas da gestão para enfrentar os desafios ambientais

Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado, nesta segunda-feira (3), o prefeito Cícero Lucena destacou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o tema, a exemplo da abertura de espaços verdes na cidade. A gestão Municipal, que já iniciou obras para a construção do Parque das Três Ruas, Hilton Souto Maior, Valentina e Roger, também vai começar o Parque da Cidade, no Aeroclube – onde já foi concluída a primeira etapa, que foi o projeto viário. De acordo com o gestor, próximo dia 17 será dada a ordem de serviço.

Cícero Lucena também ressaltou ações como a substituição de lâmpadas comuns por LED – 16 mil já foram trocadas na cidade, de um total de 60 mil, que são menos poluentes e mais duradouras; além do início da frota de carros da Prefeitura por veículos elétricos; a implantação de bicicletas elétricas para a coleta seletiva, substituindo carroças de tração animal; e o plantio de árvores em diversas áreas da Capital. O prefeito ainda destacou a parceria com o Governo do Estado para a construção do Parque do Cuiá, que também irá viabilizar mais uma área verde e de convivência na cidade.

“Essa parceria com o Governo do Estado, que nós estamos fazendo, em particular na cidade de João Pessoa, que é a minha responsabilidade, mas o governador faz em todo o Estado, essa preocupação ambiental tem avançado bastante. Os parques que João Pessoa está ganhando é fundamental. No próximo dia 17 estaremos dando a ordem de serviço do Parque da Cidade, onde o projeto é do escritório de Burlemax, onde vamos investir no todo, incluindo a questão viária já executada, mais de R$ 100 milhões”, afirmou o prefeito.

A Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema ‘Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação’, é uma realização do Governo da Paraíba, por meio de uma ação conjunta da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e segue até o dia 8 de junho. O governador João Azevêdo disse que a missão é apostar na educação, levando informação para que se crie uma consciência ambiental, em meio a um cenário onde as mudanças climáticas têm impactado a infraestrutura das cidades.

Durante a Semana do Meio Ambiente, segundo o chefe do executivo estadual, “serão formados dois mil jovens em educação ambiental, para que sejam multiplicadores na sociedade”, afirmou o governador, dando o exemplo dos problemas que afetam a infraestrutura das cidades quando a população não faz a sua parte. “O prefeito Cícero mostrou uma fotografia agora ali de uma boca de lobo, em Tambaú, junto de uma padaria, e simplesmente, quando tiraram, tem muitos quilos de saco plástico – de pratinho plástico – tudo dentro da galeria de águas pluviais. Nós estamos provocando desastres naturais, ajudando a fazer isso. O desmatamento provoca e numa intensidade muito forte. Então, se nós não tivermos preparados, se as cidades não estiverem preparadas, teremos desastres constantemente”, orientou João Azevêdo.

Agente Jovem Ambiental – A Semana do Meio Ambiente contará com palestras, oficinas e capacitações em vários municípios. Na abertura, que ocorreu no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, houve trilhas, oficinas no viveiro, exposição de animais taxidermizados do Batalhão de Policiamento Ambiental e outras atrações.

“O Agente Jovem Ambiental é um projeto extremamente importante e eu me lembro quando fui apresentar esse projeto ao governador, ele leu e prontamente disse que poderíamos tocar e iria implementá-lo aqui na Paraíba. Hoje, a gente está coroando esse dia justamente com essa autorização para fazer com que esse projeto aconteça, beneficiando diretamente dois mil jovens no Estado, formando pessoas, levando mais consciência”, destacou a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *