Sem categoria

Criminologia, direitos humanos, ciências e mais: veja como funciona Academia de Polícia

Os 4 mil aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo ingressaram na Academia de Polícia (Acadepol) na última segunda-feira (13). Lá, o grupo que passou para as vagas de delegados, investigadores, escrivães e legistas vai se aprofundar nos estudos sobre criminologia, tiro ao alvo, ciência, tecnologia, investigação, gestão de atendimento ao público e uma série de outras matérias que vão torná-los prontos para exercer a missão policial.

O período de duração do curso é de quase seis meses para os delegados e de três meses e meio para as outras carreiras. Durante esse tempo, os novos agentes também farão estágios em delegacias e em unidades do Instituto Médico Legal (IML) para conhecerem o trabalho na prática.

Na primeira semana, os que tomaram posse dos cargos ficarão no Campus I da Acadepol, localizado no Butantã, zona oeste da capital paulista. Depois disso, a turma será dividida e designada para as regiões que escolheram, onde continuarão os estudos nas Unidades de Ensino Policial do Interior.

A Acadepol completa 100 anos em 2024, mas foi se atualizando com o passar do tempo, até mesmo para que os agentes estejam sempre um passo à frente da criminalidade.

“Todo curso de formação sempre tem uma coisa a mais do que outro porque surgem crimes, leis, doutrinas e ferramentas novas, então, nós temos a responsabilidade de passar para esse aluno exatamente a polícia que ele vai encontrar”, explicou a diretora da Academia, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz.

A delegada ressaltou, porém, que há disciplinas que permanecem essenciais para o exercício da profissão e transcendem o tempo, como a investigação policial, direitos humanos e inquérito policial.

Além de capacitar novos policiais para o trabalho, a Acadepol oferece cursos de especialização, treinamento e atualização para que os agentes possam se aprofundar mais em estudos de determinadas áreas.

Como o aluno é avaliado e o que acontece se ele não passar?

As provas são realizadas por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, que consiste em estimular os alunos a participarem das aulas e dá a eles o protagonismo sobre o seu próprio conhecimento.

O delegado divisionário da Secretaria de Cursos de Formação e professor de provas dependentes da memória, Anderson Pires Giampaoli, contou que o aluno é avaliado desde o primeiro ao último dia de aula. Pelo menos 20 pontos da nota são atribuídos a participação dele nas disciplinas. Ao final, o novo policial realizará a prova que vai compor a nota.

Os alunos são divididos em posições, então quem teve a nota mais alta pode escolher a região onde vai começar a carreira. O segundo e terceiro colocados também.

Apesar disso, a diretora da Acadepol afirmou que geralmente os novos policiais se empenham nos estudos justamente para poderem escolher a região que querem trabalhar. “Se o agente mora em Sorocaba, por exemplo, ele pode escolher uma unidade mais próxima de sua casa se ficar entre os primeiros colocados e, caso não, ele será designado para a região que sobrou e pode não ser de seu agrado”, comentou.

Mesmo aprovados no concurso, há alunos que podem não passar nas disciplinas oferecidas na Acadepol. Quando isso acontece, a administração da unidade de ensino realiza um procedimento analisado pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil e, se comprovada a inaptidão, o policial é desclassificado.

Os mais de 4 mil aprovados para a Polícia Civil de São Paulo representam a maior nomeação da história da instituição e, para os professores, “é uma honra contribuir com o futuro da polícia”, destacou o delegado Giampaoli.

Apaixonado por ensinar, o delegado Giampoli ressaltou que, se contar com a formação do ano que vem, com aproximadamente 3,5 mil vagas, o grupo representa de 20% a 30% do efetivo do estado. Para ele, “entregar a melhor e mais avançada formação da polícia é o mais importante”.

O delegado e professor de Inquérito Policial, Rafael Moraes, contou que poder discutir questões que colaborem para buscar soluções efetivas para a sociedade é sua parte favorita do trabalho. “Até me empolgo em falar porque nós discutimos assuntos aqui que podem revolucionar o trabalho policial e, como consequência disso, impactar a sociedade”, afirmou.

2 comentários sobre “Criminologia, direitos humanos, ciências e mais: veja como funciona Academia de Polícia

  • hello there and thank you for your info – I have certainly
    picked up anything new from right here. I did however expertise some technical points
    using this website, as I experienced to reload the site lots of
    times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but slow loading instances
    times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score
    if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and could look
    out for a lot more of your respective fascinating content.
    Ensure that you update this again very soon.. Najlepsze escape roomy

  • I was looking through some of your posts on this site
    and I conceive this internet site is really informative! Keep
    on putting up.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *