Novo Palácio Realengo, sede da Prefeitura no Parque Susana Naspolini, é inaugurado na Zona Oeste – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Palácio Realengo – – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou nesta sexta-feira (29/03) o novo Palácio Realengo, que fica dentro do Parque Susana Naspolini, na Zona Oeste. O local servirá como gabinete para que o prefeito despache periodicamente. É o segundo imóvel deste tipo. Em março de 2015, o prefeito inaugurou o Palácio Rio 450, um casarão de 1920, em Oswaldo Cruz. Totalmente reformado, o Palácio Realengo tem 103,7 m² de área construída, com gabinete, banheiro, copa e escritório.
A cerimônia, que reuniu moradores da região, teve a participação da banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e de integrantes da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

– Quando começaram as obras do parque, vi essa casa e falei: “a gente precisa de um lugar onde possa, pelo menos uma vez durante a semana, estar na Zona Oeste”. É uma forma de me aproximar, de ouvir mais, facilitar, de permitir que a população possa ter mais acesso ao prefeito – disse Eduardo Paes.

O prefeito falou ainda das obras do parque, que estão em andamento:

– Isso aqui é um sonho muito antigo, uma área que faltava, um espaço de lazer de grande referência para que as pessoas possam se encontrar com qualidade. Claro que as pessoas se encontram nas ruas, nas praças, mas esse pulmão verde aqui de Realengo merecia há muito tempo esse parque, esse investimento.

A Prefeitura do Rio tem investido na criação de novos parques e em programas de reflorestamento e arborização que ampliam a cobertura de vegetação da cidade. As iniciativas acontecem sobretudo nas zonas Norte e Oeste. Além do Parque Realengo Susana Naspolini, também estão em construção o Parque Oeste, em Inhoaíba, com 234 mil m²; o Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca; o Parque Pavuna, dentro da Comunidade do Chapadão; e o Parque Piedade, com 18 mil m², onde haverá cachoeira artificial e horta urbana, além de arborização.

Parque Susana Naspolini terá 76 mil metros quadrados

Localizado na Rua Professor Carlos Wenceslau, o Parque Realengo Susana Naspolini, que abriga o Palácio Realengo, é uma antiga reivindicação dos moradores. O espaço tem uma área de aproximadamente 76 mil m² e vai virar referência de lazer para a região, qualificando a área, a exemplo do que aconteceu com o Parque Madureira, na Zona Norte.

O parque terá 3.700 novas árvores numa área equivalente a nove campos de futebol, cinco torres rodeadas e cobertas parcialmente de vegetação, que terão entre elas passarelas elevadas para caminhadas.

No nível do solo, haverá um espelho de água com jardins aquáticos. Para minimizar o calor da região, umas das mais quentes da cidade, as torres vão aspergir vapor de água nos visitantes.

Serão instalados campos de futebol, quadras poliesportivas, skate park, quadra de basquete, área de convivência e mercado externo  abertos 24 horas, além de Academia da Terceira Idade, horta, área infantil, anfiteatro e mercado interno, entre outros espaços.

Categoria:

  • 29 de março de 2024
  • Marcações: palácio realengo Parque Realengo Susana Naspolini Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro zona oeste

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *