Prefeitura do Rio homenageia personalidades femininas no Prêmio Nise da Silveira 2024 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As homenageadas no Prêmio Nise da Silveira 2024 – Ana Bia Novaes / Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, entregou nesta quinta-feira (07/03) o Prêmio Nise da Silveira, uma homenagem a personalidades que têm histórias inspiradoras e fazem a diferença na cidade do Rio de Janeiro e em todo país.  A 9° edição do evento, com o tema “Mulheres que inspiram”, foi promovida na véspera do Dia Internacional da Mulher, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca.

– Quando fazemos uma premiação como o Nise da Silveira, com a presença de mulheres que eu não imaginava que pudessem estar aqui, eu digo que bom que estamos reconhecendo que somos gente, cidadãs, belas, inteligentes, filhas, mães, artista, cantora, chefe, atriz, servidora pública, modelo. E que bom que podemos ser cada uma de nós, versões completamente diferentes. Mulheres que levantam outras mulheres – afirmou a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

No prêmio, dez mulheres foram homenageadas: a apresentadora Xuxa, a cantora Alcione, a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes, a atriz Clara Moneke, as jornalistas Ana Paula Araújo e Renata Silveira, a modelo Maju Araújo, a empresária e apresentadora Andressa Cabral, a servidora pública Bárbara Nascimento, além de Yngrid Silva, aluna da Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, onde se formou em cursos na área de beleza, depois de ser atendida no Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) por causa de violência doméstica.

– É uma honra estar aqui hoje, estou muito agradecida. Sou mulher preta, da periferia, moradora de comunidade, mãe solteira e vítima de violência doméstica durante 17 anos. E hoje estou aqui para contar que você pode se levantar. Sou como a fênix para estar aqui hoje, para falar que eu venci a tristeza, o cativeiro e a depressão. Conheci a Casa da Mulher Carioca e fui muito abraçada. O projeto do Neam é maravilhoso. Fui acolhida e ganhei outros conhecimentos – disse Yngrid, de 32 anos.

Ex-apresentadora do Jornal Nacional, da TV Globo, e com mais de 30 anos de carreira, Fátima Bernardes agradeceu o prêmio e destacou a história de vida da médica Nise da Silveira, que dá nome à premiação:

– Queria agradecer pela iniciativa de criação desse prêmio. É uma noite muito feliz, estar aqui celebrando o trabalho e a vida. Esse prêmio tem muitas camadas. Primeiro, ele leva o nome da doutora Nise da Silveira, uma mulher inspiradora. Se ainda é difícil para tantas de nós, imagina em 1905 quando ela nasceu. Ser uma médica naquela época, transformar o tratamento psiquiátrico e hoje ser reconhecida no mundo todo. E a outra camada é me deparar com essas mulheres homenageadas. É uma honra estar ao lado de vocês.

O Prêmio Nise da Silveira é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e foi criado em 2013 pelo decreto n° 36.852 do prefeito Eduardo Paes, como um importante reconhecimento ao papel de destaque das mulheres na cidade do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo incentivar a promoção das mulheres no município.

Em 2023, a premiação homenageou empresárias que transformaram o cenário econômico da cidade do Rio, como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Carol Sampaio, empresária e sócia do CS Eventos. Em 2022, a presidente de honra do Renascença Clube, Nanci Rosa, recebeu o prêmio especial.

Marcações: Dia Internacional da Mulher Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Prêmio Nise da Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *