Filhos de funcionários do Saae/Sorocaba vivenciam experiência ambiental em visita às instalações da autarquia – Noticias

 

Fotos: Saae/Sorocaba

Por: Eduardo Santinon

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba promoveu uma visita educativa para os filhos de seus servidores às unidades da autarquia. O Saae/Sorocaba, em seus esforços para promover o saneamento básico do município, direcionou essa iniciativa aos filhos de seus colaboradores, buscando não apenas fortalecer a educação ambiental, mas também proporcionar um entendimento mais profundo sobre as atividades dos familiares na instituição.

Na última semana, os filhos dos colaboradores foram convidados para uma experiência única, explorando as instalações das estações de tratamento de água e esgoto, assim como o Centro Operacional do Saae/Sorocaba. A atividade, que compõe as ações do Projeto Técnico Socioambiental de Controle e Redução de Perdas (PTTS-CP), desenvolvido pelo OMI Consorcio e equipe de Serviço Social, contou com o apoio da equipe de Educação Ambiental e Segurança do Trabalho da autarquia, proporcionou uma compreensão mais ampla das operações, promovendo o conhecimento por meio de atividades temáticas programadas, a fim de despertar a conscientização ambiental e a valorização dos funcionários envolvidos em todo o processo.

A jornada incluiu a exploração da ETA Cerrado, onde os participantes aprenderam sobre os processos de tratamento de água, destacando a importância da preservação desse recurso. O segundo momento foi na ETE S1, para abordagem sobre o tratamento de esgoto, por meio de palestras informativas, seguidas de visitas às instalações, assegurando uma visão prática do processo.

“Hoje eu conheci a ETE e o CO, eu gostei muito de conhecer mais sobre o que meu pai faz. Eu tenho muitas coisas que quero fazer quando crescer, mas quem sabe eu faço isso também”, disse a jovem Vitória Emanuelli Ribeiro, 13 anos. “Obrigado pelo passeio e pela forma de aprendizado das crianças no dia de hoje. Espero que venham mais passeios educativos como esse”, acrescentou Everton Ruas Carvalho, servidor do setor de reparos e pavimentos.

No terceiro e último estágio, os visitantes foram conduzidos pelo Centro Operacional do Saae/Sorocaba e conheceram a estrutura e as operações essenciais. A participação entusiástica do público, em sua maioria crianças sem conhecimento prévio sobre o trabalho de seus pais, foi notável. “Eu adorei, na minha opinião, eu iria várias vezes na excursão, eu iria todos os dias” , disse Maria Paula Ruas Carvalho, 11 anos.

Além de oferecer uma compreensão mais profunda do trabalho de seus responsáveis, a atividade também despertou potencial nas crianças para a promoção de práticas sustentáveis e o compartilhamento de conhecimentos ambientais ao longo de suas vidas adultas.

Depoimentos significativos coletados no fim da atividade refletem o interesse e a riqueza proporcionados por essa experiência enriquecedora. “Foi uma oportunidade muito legal de aprofundar os conhecimentos do processo feito para o município e para a minha educação. E eu recomendo para vocês se tiverem a oportunidade de estar aqui”, disse Maria Eduarda Jeane Duarte, 16 anos. “Meu muito obrigado a todos os envolvidos, meu filho gostou muito”, finalizou Alexandre Pereira Menezes, servidor do setor de fiscalização.

 

Contatos para agendamentos de visitas

Escolas, entidades, empresas e demais instituições interessadas podem solicitar as atividades de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, pelo e-mail: [email protected] e, em caso de dúvidas, contatar pelo WhatsApp: (15) 98158-0697. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *