Com obras estruturantes, Prefeitura prepara a região oeste da Capital para acelerar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida – CGNotícias

Com investimentos de mais de R$ 35,16 milhões em drenagem de mais de 10 km e pavimentação de 7,33 km de sete vias, entre elas a Avenida Wilson Paes de Barros, a Prefeitura de Campo Grande prepara a região dos bairros Nova Campo Grande, Jardim Carioca, Indubrasil, Serradinho e Vila Popular para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social, garantindo avanços na mobilidade urbana e na infraestrutura da região.

“Em consonância com a abordagem de gestão municipal voltada para impulsionar o progresso de Campo Grande por meio de melhorias na infraestrutura, a administração municipal tem dedicado esforços para aprimorar a infraestrutura nas sete regiões da nossa cidade. As obras estruturantes do Nova Campo Grande estão preparando a região do Imbirussu para o futuro, criando novos caminhos para o crescimento, pois é a região do polo industrial, que gera empregos e movimenta a economia”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli.

A movimentação de máquinas, caminhões e trabalhadores em vários pontos do Bairro Nova Campo Grande mostra o avanço das obras de drenagem, fundamental para acabar com os alagamentos provocados pela água que desce da região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, pela Avenida Wilson Paes de Barros. Com o lençol freático superficial, quando chove forte o solo não consegue absorver o volume de água, que acaba transformando as ruas em canais de escoamento. Com a drenagem, o sistema de captação de águas pluviais vai levar a água da chuva pela tubulação até o córrego Imbirussu.

Outra obra importante para acabar com os alagamentos de vias na região é a bacia de amortecimento, que está sendo implantada próximo ao Residencial Nelson Trad. Construída em talude com solo compactado, a bacia (também chamado de piscinão) terá capacidade para reter até 50.929 metros cúbicos de água da chuva, evitando assim que o alagamento.

A presidente da Associação dos Moradores do Jardim Carioca, Josiane Dias da Silva, ressalta que a obra de drenagem é importante para acabar com os transtornos dos moradores de muitas ruas e avenidas em tempos de chuva. “Essas ações vão ajudar bastante, porque é uma área que tem uma mina derramando água aqui na Avenida Wilson Paes de Barros, que agora foi canalizada”, disse a líder comunitária.

“Estamos animados com a obra, que inclusive está indo bem rápida. Aqui desce muita água e deixa a rua parecendo um córrego. Sem dúvida vai mudar a nossa realidade”, comenta Jorge Luiz Pereira Cardoso, de 60 anos, ao ver a obra de drenagem avançando pelo bairro, onde mora há 24 anos.

Já o morador Nildo dos Santos, de 72 anos, falou sobre sua visão diante dos transtornos previstos no período de execução da obra no local: “Sem dúvida preferimos o barro agora do que ficar daquele jeito, com a água tomando conta da rua. Aqui é feio quando chove forte. Sabemos que qualquer obra, até em casa, tem fase de transtorno e numa obra desta grandeza então, não é diferente”. Ele mora há 10 anos no bairro. “Com essa obra vai ficar ótimo, estão de parabéns”, agradece a moradora Deusa Maria, de 75 anos.

Josiane destaca também a importância de outra obra concluída recentemente pela Prefeitura: a ponte ligando o Jardim Carioca ao Núcleo Industrial. “Antigamente as pessoas tinham que dar uma volta lá pela Avenida Duque de Caxias, para ter acesso ao Núcleo Industrial, às empresas, ao trabalho, ao posto de saúde do Jardim Santa Mônica. E hoje, com essa ponte, o acesso é bem rápido, e quem trabalha no Núcleo Industrial consegue chegar mais rápido. Isso valorizou muito a região, valorizou muito o bairro e só temos que agradecer, é uma obra esperada há mais de 30 anos e agora está saindo do papel. A região do Imbirussu está sendo muito lembrada pela Prefeitura”.

As obras estruturantes que estão sendo executadas pela Prefeitura vão criar também a interligação asfáltica da região urbana Imbirussu com os bairros Jardim São Conrado, Portal Caiobá, Tijuca, São Jorge da Lagoa e Aero Rancho. Essa ligação será feita pela Avenida Wilson Paes de Barros, entre a Avenida Duque de Caxias a Avenida General Alberto Carlos Mendonça Lima, no São Conrado.

Atualmente, quem está na região do Núcleo Industrial, Jardim Carioca e Nova Campo Grande, para chegar ao Aero Rancho, por exemplo, tem que seguir pela Duque de Caxias e acessar a Avenida Prefeito Lúdio Coelho. Assim, com essa nova rota a expectativa é que o fluxo de veículos na Avenida Duque de Caxias diminua com a conclusão da obra na Wilson Paes de Barros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *