Agência Minas Gerais | Inscrições para cursos de graduação da Epamig em 2024 começam dia 2/1

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) publicou edital para a seleção de interessados em ingressarem nos cursos superiores de Tecnologia em Laticínios e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão no 1º semestre de 2024. As inscrições começam no dia 2/1 e terminam em 18/2.

Alessandro Botelho – Epamig ITAP

Serão oferecidas 40 vagas para o curso de Tecnologia em Laticínios e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, respectivamente, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), em Juiz de Fora e no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig ITAP). Os cursos são presenciais e gratuitos.

A seleção dos candidatos será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2020, 2021, 2022 ou 2023. Caso o candidato tenha realizado o Exame em mais de uma edição nesse período, será considerada a maior nota. As vagas, para ambos os cursos, serão distribuídas em cinco modalidades, de acordo com a Lei 22.570 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado.

Também está disponível o edital de vagas remanescentes que irá atender aqueles candidatos que já concluíram o ensino médio, mas não fizeram o Enem no período especificado ou em outra oportunidade, além dos interessados na transferência de curso ou na obtenção do novo título, caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas.

Graduação Tecnológica

O regime acadêmico é em tempo integral, com duração de seis semestres letivos e obrigatoriedade de estágio supervisionado. “Como qualquer curso de graduação, os cursos superiores tecnólogos devem ser compostos por cargas horárias bem balanceadas entre conteúdos básicos e aplicados. Nos cursos tecnólogos, estes conteúdos básicos são mais integrados aos conteúdos aplicados. É esta integração que permite aos egressos saírem mais ‘seguros’ e prontos para o mercado de trabalho ou para começar um novo negócio”, ressalta o chefe-geral da Epamig ITAP, Frederico Passos.

O curso superior de Tecnologia em Laticínios objetiva formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados, da matéria-prima ao produto. Conta com a credibilidade do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, fundado em 1935, que é referência na pesquisa, no ensino e na difusão de tecnologias sobre Leite e Derivados na América Latina.

Já o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão é o primeiro do Brasil com este enfoque. “A grade e a proposta do curso foram pensadas para atender uma necessidade crescente do mercado, que está em busca de mão-de-obra qualificada que una o conhecimento teórico ao domínio e à aplicação da tecnologia no dia-dia da propriedade”, destaca o coordenador de Ensino da Epamig ITAP, Robson de Assis Souza.

O currículo do curso abrange aspectos agronômicos, como nutrição de plantas, controle de pragas e doenças, e tratos culturais, além de conhecimentos zootécnicos, como nutrição animal, melhoramento genético e ambiência. “Para enriquecer ainda mais a formação, os alunos têm acesso a uma abrangente gama de equipamentos de última geração presentes no mercado. Isso inclui experiências práticas como monitoramento e pulverização por meio de drones, operação de tratores autônomos, análise de dados, utilização de sensores no campo e outras tecnologias inovadoras”, detalha o coordenador do curso da Epamig ITAP, Thiago Furtado.

“Esta combinação de teoria e prática permite que os estudantes desenvolvam adequadamente as habilidades necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos no setor agropecuário. Costumo dizer que essa não é uma profissão do futuro, mas sim atual. Temos registro de alunos que fizeram estágio de férias não-obrigatório em uma empresa aqui da região Centro Oeste de Minas e que chamaram atenção pelo conhecimento técnico e prático no desenvolvimento das atividades cotidianas”, complementa Robson Souza.

Saiba mais sobre os cursos de Graduação Tecnológica da Epamig.

Tecnologia em Laticínios Epamig ILCT – https://www.epamig.br/ilct/processoseletivo/

Tecnologia em Agropecuária de Precisão Epamig ITAP – https://www.epamig.br/itap/processoseletivo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *