Em dia de muito sol no Rio, Comlurb dá início, no Arpoador, à Operação Praia Limpa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A operação terá 1.090 garis distribuídos nos 56 km de orla da cidade – Rafael Jannuzzi/Prefeitura do Rio

Em dia de sol e na véspera do começo oficial do verão, a Comlurb deu início, nesta quinta-feira (21/12), à Operação Praia Limpa, marcando o reforço da atuação da Companhia na orla marítima do Rio para a estação mais quente do ano. A ação mobiliza diariamente, além dos 600 garis que já trabalham nas praias, mais 490 profissionais, totalizando 1.090 distribuídos nos 56 km de orla da cidade. A grande novidade deste ano é o desafio lançado pela Comlurb com voluntários, pelo descarte correto de resíduos. As atividades serão realizadas durante todo o verão e contarão com a participação do carismático gari Renato Sorriso. Estão sendo fechadas parcerias com ONGs, empresas e grupos de atletas de beach tênis para promover mutirões de limpeza nas areias e eventos que estimulem banhistas a darem o destino correto ao lixo.

As equipes de garis trabalham em até três turnos na limpeza das praias durante todo o verão, incluindo noite e madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas no dia seguinte. O serviço na areia, nos calçadões e na ciclovias foi incrementado com os novos tratores de praia, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, numa limpeza mais minuciosa, higienizando a área e contribuindo com a redução de impurezas, chegando a alcançar 20 cm de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. O equipamento não era usado na limpeza das praias há seis anos. Com a aquisição, a Companhia volta a ter o padrão existente até 2016.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reafirmou a importância de os frequentadores das praias colaborarem com os garis, fazendo o descarte correto de seus resíduos.

– Estamos reforçando as equipes de garis para garantir uma praia em ótimas condições para os banhistas durante todo o verão. Mas precisamos que os frequentadores façam o descarte de seus resíduos nos locais corretos. Não falta local para colocar o lixo, estamos com muitos contêineres na orla, com caixas metálicas de grande capacidade, de 1.200 litros. Além disso, este ano estamos com a novidade do desafio do descarte correto, para provocar que as pessoas deixem seu lixo nos contêineres ao deixar a praia.

Mais de 1,6 mil contêineres estão distribuídos em pontos estratégicos das praias

Preocupada ainda em garantir aos banhistas mais locais para o descarte correto de resíduos, a Comlurb também está disponibilizando 1.650 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, caixas metálicas maiores, de 1.200 litros, e papeleiras (cestos laranjas fixados nos postes). O grupo de conscientização Chegando de Surpresa, composto de garis, participa do Praia Limpa, com campanhas de orientação aos banhistas e distribuição de sacolas de material reciclável para recolhimento de resíduos gerados na praia.

Com os eventos à noite nas praias do Rio no verão, reunindo muitos frequentadores, em alguns trechos os garis precisam aguardar a liberação do local para trabalhar. A medida é necessária devido à movimentação dos tratores. A Comlurb pede a colaboração de todos para que façam o descarte correto dos resíduos, a fim de garantir uma limpeza mais ágil e um verão com praias mais limpas.

Categoria:

  • 21 de dezembro de 2023
  • Marcações: Comlurb descarte de lixo Operação Praia Limpa verão

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *