Fruto do Perifeirarte, Rio Verde cria programa municipal de políticas para movimento comunitário – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Dois dias depois da Subsecretaria de Assuntos Comunitários passar pela cidade de Rio Verde do Mato Grosso, a prefeitura do município nomeou o coordenador para o Programa de Políticas Públicas para o Movimento Comunitário.

Servidor municipal desde 1997, Gonzaga Fernandes de Oliveira, de 65 anos, tem na bagagem a experiência de ter participado de associações de bairro.

“Costumo dizer que é muito importante ter um líder comunitário que possa fazer essa integração entre os poderes, e essa talvez seja a forma mais certa de concretizar, de levar as necessidades de cada setor de uma sociedade ao poder público”, explica.

Técnico da Subsecretaria de Assuntos Comunitários, Paulo Ângelo, ao lado do agora coordenador do Movimento Comunitário da Prefeitura de Rio Verde, Gonzaga Oliveira

Gonzaga esteve presente durante o curso de formação ministrado pelo técnico da Subsecretaria, durante o Perifeirarte, de onde levou lições além do que a vivência já havia lhe ensinado.

“A questão do Programa de Políticas Públicas para o Movimento Comunitário em nosso município é um marco inicial de demonstração do interesse municipal para o desenvolvimento de Rio Verde. Contamos com a Prefeitura, e também com o Governo do Estado, através da Subsecretaria de Assuntos Comunitários, para desenvolver este trabalho”, resume.

Perifeirarte

Projeto criado neste ano pela subsecretaria, o Perifeirarte leva formação continuada acerca da cidadania, associativismo, cooperativismo, além de orientações sobre parte jurídica.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz Silva, o município de Rio Verde entendeu a importância do movimento comunitário após a ação realizada pela pasta durante os dias 27 a 29 de novembro.

Subsecretário de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz, explica que o projeto leva formação continuada junto à arte e à cultura para os municípios de MS

“Demonstra a preocupação e a sensibilidade do poder público municipal com a importância e a relevância do movimento comunitário em Mato Grosso do Sul, porque é o movimento que dá pauta do que acontece na periferia, ele que organiza e sistematiza as principais demandas. Quando organizado, constituído e cuidado, o serviço comunitário dá um parâmetro para que o poder público possa fazer as ações necessárias”.

Prefeito de Rio Verde, Réus Antônio Sabedotti Fornari, classificou a ida do “Perifeirarte” ao município como fundamental na construção de uma cidade com participação de todos.

Depois de formação, projeto termina em festa no lugar mais democrático de uma cidade: a feira livre, com apresentações artísticas

“Às vezes pessoas acreditam que a Prefeitura tem que fazer tudo, mas não é assim. Temos que fazer a nossa parte e a sociedade também precisa fazer a dela. Quando todos participam dessa construção, todo mundo ganha. A cidade só é construída e válida quando é participativa e quando a sociedade está junto”, destaca.

Paulinha Maciulevicius, Comunicação Setescc
Fotos: Matheus Carvalho/Setescc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *