Prefeitura de Cuiab | Alunos do projeto Cuiab Sonoro encantam o pblico durante apresentao de encerramento das atividades de 2023

O saguão da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer foi palco da apresentação de encerramento das atividades do ano de 2023 dos alunos do projeto Cuiabá Sonoro desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, nesta segunda-feira (11). Cerca de cinquenta pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos demonstraram através de diferentes estilos musicais de que é possível aprender a tocar um instrumento, só basta querer e ter força de vontade.

Familiares e amigos tiveram a oportunidade de apreciar o progresso alcançado pelos participantes ao longo do ano. Com uma ampla variedade de estilos musicais, desde clássicos intemporais até composições contemporâneas, os jovens músicos impressionaram. O violão, com sua versatilidade e harmonias envolventes, desempenhou um papel destacado, enquanto os instrumentos de sopro, especialmente o saxofone, acrescentaram uma dimensão especial à performance.

Um dos participantes que colocou em prática o aprendizado, foi o aluno Wener Auxiliadora Bispo, 48 anos. Ele conta que sempre teve vontade de aprender a tocar o viloncello ou qualquer um outro instrumento musical. “O projeto Cuiabá Sonoro veio de encontro com um dos meus objetivos que era de aprender a tocar um instrumento musical. Tive a oportunidade, de forma totalmente gratuita, obter aulas com professores capacitados. Estou muito feliz em perceber o quanto de conhecimento adquiri em curto espaço de tempo. Fiquei encantado. Trata-se de uma ótima opção terapêutica. O viloncello é um instrumento romântico pois, para ser tocado é necessário adaptá-lo ao corpo”, disse Wener.

Para Lenne Guimarães, 42, aluna de violão resume seu sentimento em gratidão. “O projeto Cuiabá Sonoro nos oportuniza a realização de sonhos que estavam guardados por muito tempo, e nos mostra que é possível sim, aprender algo novo independentemente da idade. Além ainda de aproximar a cultura e a população. Que esse projeto cada vez mais evolua e não pare, que venham mais opções para aprender a tocar novos instrumentos e demais manifestações artísticas para toda a cidade. Que possamos contar com mais professores dedicados na partilha do conhecimento assim como os que já estão o fazem. Gratidão a todos os envolvidos nesse projeto”, declarou a aluna.

“Ter mais que 10 anos e muita vontade de aprender. Esses são os critérios exigidos para quem tem interesse em aprender a tocar algum instrumento musical em cursos gratuitos. Esses são os requisitos exigidos para quem tem vontade de aprender um instrumento musical e acha que não será capaz. Essa apresentação demonstra de que é possível. Nós professores ficamos com a sensação de dever cumprido e que vale a pena. Vale a pena dedicar um tempo para que mais pessoas aprendam e sintam o valor que a música tem na nossa vida”, destacou a coordenadora do projeto, Karol Bataioli.

Criado em 2020, a ação tem como objetivo proporcionar educação musical por meio de aprendizado de vários instrumentos, como violão, flauta, viola de cocho e viola caipira,  flauta doce e transversal; saxofone e violoncelo.

“Basta querer aprender algum estilo musical que temos profissionais habilitados para oferecer e repassar todas as técnicas. Trata-se de mais um projeto que reforça o compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro com a valorização cultural e incentivo à musicalidade”, finalizou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

As aulas são ofertadas de segunda a sexta-feira, com horários variados e turmas nos períodos matutino e vespertino, pela  Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *