Agência Minas Gerais | Último mês para realizar o Censo Cadastral Previdenciário  

Com prazo de encerramento em 15/12, pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), servidores efetivos ativos e aposentados do Poder Executivo do Estado, vinculados ou não à assistência à saúde do Instituto, devem realizar o Censo Cadastral Previdenciário que está disponível on-line, no site do Ipsemg.  

Ipsemg / Divulgação

Com início em junho deste ano e, perto de acabar, mais 91 mil pessoas ainda não realizaram Censo Previdenciário que é uma ação obrigatória.  

“Os números dos não recenseados ainda são altos, já que estamos próximo do fim do período estabelecido. Contamos, neste momento, com o apoio da população para incentivar os conhecidos e pessoas próximas a realizarem o Censo”, pontuou o gerente de Conformidade Previdenciária e Auditoria do Ipsemg, Marcelo Nascimento Soares. 

Ele reforça que a ausência da realização do Censo dentro do prazo estabelecido pode acarretar na suspensão temporária do pagamento do benefício aos pensionistas e servidores inativos, e em medidas administrativas para os servidores ativos. 

Orientações e mais opções para fazer o Censo 

Para fazer o Censo, o servidor ou pensionista deverá acessar o sistema informando seu CPF e inserindo a senha de acesso ao Portal do Servidor (consulta contracheque) ou senha do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Aqueles beneficiários que não possuírem senha, devem fazer um cadastro prévio no sistema. O site do Ipsemg dispõe de cartilhas e vídeos explicativos sobre o uso do sistema para atualização das informações e outras orientações. 

Para aqueles com dificuldade no acesso à internet, é possível realizar o Censo Previdenciário presencialmente em qualquer unidade Regional do Ipsemg. Para isso, os interessados deverão realizar o agendamento prévio pelo portal de serviços do Governo de Minas ou MG App. 

Os servidores aposentados podem, ainda, comparecer à unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação. Os servidores da Secretaria de Educação (SEE) podem também realizar o recenseamento nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e nas escolas estaduais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *