Agência Minas Gerais | Conferência promove debates e articulação para o desenvolvimento integrado da RMBH

Agência RMBH / Divulgação


A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) promove, entre os dias 11/12 e 14/12, a VIII Conferência Metropolitana da RMBH. Em edição itinerante, a conferência congregará os diversos agentes públicos, privados e da sociedade civil para a discussão das pautas metropolitanas. Além disso, estão previstos oficinas e seminários para a discussão dos projetos estratégicos que têm sido desenvolvidos no âmbito da Agência RMBH.

A realização da conferência está prevista na Lei Complementar Estadual nº 89, de 12 de janeiro de 2006, em seu art. 6º, tendo como objetivo principal eleger os membros do Conselho Deliberativo da RMBH. Na ocasião, são escolhidos os representantes dos municípios e da sociedade civil. O evento é realizado a cada dois anos, respeitando o tempo de mandato dos membros eleitos do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM-RMBH), conforme definido em legislação específica.

Desde o início da atuação do arranjo metropolitano atual da RMBH, foram realizadas sete edições da Conferência Metropolitana, sendo a última no dia 28 de novembro de 2019. Diante da pandemia de covid-19, a realização das eleições presenciais em 2021 se tornou inviável. Assim, o CDDM-RMBH deliberou pelo adiamento da realização do evento e, por sua vez, o governador reconduziu os membros do Conselho, conforme a legislação, ficando prevista a realização da VIII Conferência Metropolitana em 2023.

Confira aqui a programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *