O que é cetose e como funciona no organismo?

O que é cetose e como funciona no organismo?

A cetose é um estado metabólico no qual o corpo utiliza predominantemente cetonas como fonte de energia, em vez de glicose.

A glicose é a principal fonte de energia para as células, mas quando a disponibilidade de glicose é reduzida, como durante períodos prolongados de jejum, restrição de carboidratos ou dieta cetogênica, o organismo começa a produzir cetonas a partir de gorduras como uma fonte alternativa de energia.

Como saber se eu estou em cetose?

A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue. A presença de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de um exame convencional. Porém, a concentração de corpos cetônicos na urina pode variar de acordo com o grau de hidratação da pessoa.

Quanto tempo de jejum para o corpo entrar em cetose?

16 horas. O jejum de 16 horas força o corpo a entrar em cetose, o que significa que o corpo começa a queimar gordura para gerar energia, o que também contribui para a perda de peso.

O que acontece depois da cetose?

A parte boa é que isso é temporário, geralmente após 2 ou 3 semanas tudo volta ao normal, pois seu organismo já estará adaptado. Isso ocorre porque quando você passa a não ingerir carboidratos, o seu rim começa a excretar sódio, e o corpo perde água. Com essa alteração você sente esses sintomas.

Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!

 

O que é cetose e como funciona no organismo?

 

Normalmente, o corpo utiliza a glicose proveniente dos carboidratos como fonte de energia. A glicose é facilmente obtida a partir da quebra de carboidratos na dieta, e é armazenada no fígado e nos músculos na forma de glicogênio. No entanto, quando a ingestão de carboidratos é reduzida, o glicogênio é esgotado e o corpo precisa encontrar uma fonte alternativa de energia.

Nesse momento, o fígado começa a converter ácidos graxos em moléculas chamadas cetonas, através de um processo conhecido como cetogênese. As cetonas podem ser utilizadas pelo cérebro e outros tecidos como uma fonte de energia eficiente. Elas são produzidas em maior quantidade quando a ingestão de carboidratos é restrita e a ingestão de gorduras é aumentada.

A cetose tem sido amplamente estudada como um mecanismo do corpo para fornecer energia durante períodos de escassez de carboidratos. Além disso, a cetose é o objetivo de algumas dietas, como a dieta cetogênica, que é caracterizada por uma ingestão muito baixa de carboidratos e uma alta ingestão de gorduras saudáveis.

A dieta cetogênica tem sido utilizada para auxiliar na perda de peso, controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, tratamento de epilepsia refratária e outras condições médicas. No entanto, é importante ressaltar que a cetose prolongada ou não supervisionada por profissionais de saúde pode ter efeitos colaterais e não é recomendada para todos. É sempre aconselhável buscar orientação médica antes de iniciar qualquer dieta ou programa alimentar específico.

Embora a cetose seja um estado natural do metabolismo, é importante entender que a cetose dietética difere da cetose diabética, que é uma condição médica séria. Na cetose diabética, ocorre uma acumulação excessiva de corpos cetônicos no sangue, geralmente devido à falta de insulina no organismo. Isso pode levar a complicações graves e requer atenção médica imediata.

Por outro lado, a cetose dietética controlada é geralmente considerada segura e pode ser benéfica em certas situações. Quando o corpo está em cetose, há uma mudança na maneira como as células obtêm energia, o que pode ter efeitos positivos no controle de peso e no metabolismo.

Além do uso da gordura armazenada como fonte de energia, a cetose também está associada a outros benefícios potenciais, como uma redução do apetite, aumento da queima de gordura e melhora dos níveis de açúcar no sangue. No entanto, é importante notar que a pesquisa sobre os efeitos a longo prazo da cetose dietética ainda está em andamento, e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

É fundamental abordar a cetose de maneira equilibrada e adequada às necessidades individuais. É recomendável que qualquer mudança significativa na dieta, incluindo a adoção de uma dieta cetogênica, seja feita sob a supervisão de um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista. Eles podem fornecer orientações personalizadas, monitorar sua saúde e fazer ajustes necessários para garantir que você esteja alcançando seus objetivos de forma segura.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

O que é cetose e como funciona no organismo?

Conheça a academia Pratique Fitness!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *