EXERCÍCIOS NA JUVENTUDE AJUDAM NA VELHICE

EXERCÍCIOS NA JUVENTUDE AJUDAM NA VELHICE?

A função muscular geralmente melhora durante a adolescência e se deteriora com a idade. A sarcopenia é uma condição patológica de perda muscular, causado principalmente pelo processo natural de envelhecimento.

EXERCÍCIOS NA JUVENTUDE AJUDAM NA VELHICE?

Por que se preocupar com a sarcopenia?

 

Prevenir a sarcopenia é uma estratégia importante para impedir a incapacidade funcional (falta de condições de realizar as tarefas da vida diária), a dependência de terceiros e a necessidade de cuidados de longo prazo na velhice.

 

Por isso, em um novo estudo publicado no Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle, pesquisadores procuraram investigar se o hábito de se exercitar e ser fisicamente ativo não apenas na velhice, mas também na adolescência, pode reduzir o risco de sarcopenia na velhice! Ou seja, será que há uma espécie de “herança” da prática de exercícios na juventude mais tarde para a vida adulta?

 

Para verificar isso, a equipe de cientistas avaliou os hábitos de exercício de 1.607 adultos residentes em lares para idosos, sendo 679 homens e 928 mulheres com idades entre 65 e 84 anos.

EXERCÍCIOS NA JUVENTUDE AJUDAM NA VELHICE?

Os participantes foram divididos em quatro grupos com base em seus hábitos de exercício na adolescência e na velhice: nenhum exercício em nenhum dos períodos, exercício apenas na adolescência, exercício apenas na velhice e exercício em ambos os períodos. Os idosos foram avaliados em termos da quantidade de massa muscular e também na performance muscular, definida como força dos músculos e velocidade da marcha.

 

Quais foram os resultados?

 

Os resultados mostraram que nos homens a baixa massa muscular e o baixo desempenho muscular (força e velocidade) foram significativamente menores no grupo que se exercitou tanto na adolescência quanto também na velhice. Nas mulheres, o baixo desempenho muscular foi significativamente menor dentre aquelas que se exercitaram durante a adolescência e na velhice.

 

Será que praticar exercícios na adolescência traz algum benefício na velhice?

EXERCÍCIOS NA JUVENTUDE AJUDAM NA VELHICE?

Ou seja: O estudo indicou que homens mais velhos que se exercitaram na adolescência e na velhice apresentavam menor risco de sarcopenia e tinham mais massa e melhor desempenho muscular. As mulheres mais velhas com hábitos de exercício durante essas fases de suas vidas apresentaram um melhor desempenho muscular (mais força nos músculos e melhor capacidade de locomoção).

 

Olha que interessante: A prática de exercícios não apenas na velhice, mas também na adolescência, ou seja, no ensino fundamental e médio, pode influenciar na manutenção da função muscular na velhice!

 

Veja a importância de criar a consciência e fomentar o hábito de se exercitar desde a adolescência! Com isso as pessoas podem prevenir vários problemas na velhice. A longo prazo, a prática de exercícios na adolescência tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando a manutenção da função muscular e ainda prevenir a sarcopenia!

 

Quer saber onde levar os jovens para começar a fazer exercícios com segurança e da maneira correta? Vem para a Pratique! Aqui temos um time de profissionais competentes e conscientes para ajudar você e sua família a serem mais felizes e saudáveis!

 

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *