Pump muscular: O que é? É realmente importante para hipertrofia?
Você sabe o que significa pump muscular? Veja o que é, como funciona e se ele é realmente importante para que ocorra a hipertrofia.
O mundo da musculação é cheio de termos diferentes e muitas vezes alguns destes confundem aqueles que não o conhecem, mas quem conhece certamente já ouviu falar na palavra “pump”.
Afinal, quem não gosta de terminar uma sessão de treino e já ver os músculos com um volume maior não é mesmo?
Por isso muitos praticantes de musculação buscam o pump muscular nas suas sessões de treino, pois acreditam que este indica que o treino foi efetivo e que este é o caminho para os resultados que tanto desejam.
Mas, isto será verdade ou apenas mais um mito? Veja abaixo o que diz a ciência entenda mais sobre o pump muscular.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
O que é o pump muscular?
O pump muscular é aquele “inchaço” que se sente após realizar o treino, no qual ocorre o aumento momentâneo do volume do musculo.
Isso se deve especialmente por causa do aumento do aporte sanguíneo na região, o que é necessário devido a necessidade de aumentar os nutrientes no músculo que está sendo treinado.
Os treinos que trazem um maior pump são aqueles, nos quais há menor tempo de intervalo entre as séries e também são feitos com maior número de repetições e menor carga, pois há maior fluxo sanguíneo e de líquidos no músculo trabalhado.
Como funciona a hipertrofia?
Em primeiro lugar antes de dizer se o pump tem relação direta com a musculação é preciso entender de forma bem resumida como a hipertrofia funciona.
Segundo Prestes et.al. (2016) existem dois tipos de hipertrofia, a sarcoplasmática e a miofibrilar.
Fonte FINK,Julius; KIKUCHI Naoki; NAKAZATO Koichi. Effects of rest intervals on metabolic stress and muscle hypertrophy. Clin Physiol Funct Imaging, 2016.HIRONO et.al. Relationship between muscle swelling and hypertrophy induced by resistance training. J Strength Cond Res. 2022.PRESTES et.al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. Ed. Manole, 2ª ed. 2016.SCHOENFELD et.al. Longer interset rest periods enhance muscle strength and hypertrophy in resistance trained men. J Strength Cond Res. 2016.