Glúteo Médio: Anatomia e os 5 melhores exercícios – Treino Mestre
Veja onde fica o glúteo médio, sua importância não só estética como funcional e os melhores exercícios para trabalhar esse grupo muscular.
Na musculação é preciso treinar todos os músculos de forma proporcional, para assim desenvolver um físico mais harmonioso e também funcional.
Todavia, muitos músculos podem não ter a atenção necessária no treino pelo fato de não ficarem tão aparentes. Isso pode causar desequilíbrios musculares que podem, consequentemente, acarretar em lesões e comprometimento do desempenho e da qualidade de vida de quem treina.
Sendo assim, o glúteo médio muitas vezes é ignorado no treino e deixa de ser trabalhado corretamente.
Por isso, neste artigo, será abordado a importância de se trabalhar este grupo muscular, sua anatomia, assim como exercícios que recrutem este grupo muscular.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Anatomia
O glúteo médio é um músculo localizado na região do quadril, (como mostra a imagem acima) e que tem sua inserção superior na face externa do ílio entre a crista ilíaca, a linha glútea posterior e a anterior, e sua inserção inferior é localizada no trocanter maior.
As principais funções do glúteo médio são de abdução e rotação medial da coxa, assim como atua como estabilizador da pelve.
Por que é tão importante trabalhar este músculo?
Como foi dito antes, este músculo muitas vezes é deixado de lado no treino, o que é um erro para quem quer construir glúteos mais desenvolvidos e diminuir o risco de lesões.
O glúteo médio tem como função estabilizar a região da pelve, permitindo correr e efetuar atividades físicas e esportivas de maneira mais segura.