7 Formas de melhorar a execução dos movimentos na musculação
Musculação não é apenas deslocar pesos. Na verdade, ela é um método de treino onde a quilagem em si, o peso representado por números, não é o mais importante. É na execução, na qualidade dos movimentos, que realmente vemos a diferença.
Quanto mais eficiente for um exercício, mais ele provocará adaptações no corpo. Por isso, a execução dos movimentos na musculação é tão importante e muitas vezes, complexa.
Sempre é importante estabelecer estratégias para que os movimentos sejam melhores, mais coordenados e seguros. Para isso, vamos transcender um pouco os conceitos básicos de musculação.
Vou usar um pouco do conhecimento que possuo sobre psicomotricidade (a ciência que envolve a interação do corpo no espaço), para aprofundar mais o conteúdo, bem como com métodos de treinamento de força.
Melhore a execução dos movimentos de musculação, seguindo estas 7 dicas
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
1- Conscientização
Aprendemos muito por assimilação. Com a parte motora, não seria diferente. Por mais que você treine há alguns anos, sempre é bom fazer os movimentos com mais consciência.
Isso ajuda o cérebro a emitir sinais mais precisos para os músculos e com isso, melhorar a eficiência do movimento.
Faça o seguinte: pegue um exercício mais complexo, como o supino, por exemplo. Pegue uma carga bem leve, como por exemplo, apenas a barra.
Agora deite no banco, aproxime as escápulas e faça o movimento de forma lenta, conscientizando-se do movimento das articulações.
Primeiro foque no ombro, sinta como a articulação se move. Depois, nos cotovelos. Para finalizar, nas duas articulações de forma integrada.
Alinhe as articulações e concentre-se também na contração dos músculos. Faça isso sempre como aquecimento. De preferência, ataque os movimentos que você tem mais dificuldades.