EXERCÍCIO 1 VEZ POR MÊS ADIANTA? PARA A CABEÇA SIM!
EXERCÍCIO 1 VEZ POR MÊS ADIANTA? PARA A CABEÇA SIM!
Segundo pesquisadores, fazer exercícios regularmente em algum momento da vida é a chave para uma melhor saúde cognitiva na velhice. Mas quanto mais cedo começar, melhor!
Um novo estudo britânico descobriu que o exercício pelo menos uma vez por mês, em qualquer momento da vida adulta, está ligado a uma melhor capacidade de pensamento e função da memória mais tarde na vida.
EXERCÍCIO 1 VEZ POR MÊS ADIANTA? PARA A CABEÇA SIM!
Segundo os pesquisadores, qualquer atividade física regular em qualquer idade está ligada a uma melhor função cerebral mais tarde na vida, mas manter uma rotina de exercícios durante a vida adulta é melhor para preservar a acuidade mental e a memória.
E isso parece ser verdade mesmo em níveis leves de atividade, entre uma a quatro vezes por mês!
A atividade física está associada a riscos menores de demência, declínio cognitivo e perda da acuidade mental na vida adulta. Mas não se sabia se o tempo, a frequência ou a manutenção da atividade física de lazer ao longo da vida poderia influenciar as habilidades cognitivas da vida adulta.
Para tentar descobrir isso, os pesquisadores fizeram uma série de testes cognitivos aos 69 anos e compararam a relação dos resultados desses testes com a realização de atividades físicas no lazer aos 36, 43, 53, 60-64 e 69 anos de idade. Participaram do estudo 1.417 pessoas (53% mulheres) na Inglaterra.
EXERCÍCIO 1 VEZ POR MÊS ADIANTA? PARA A CABEÇA SIM!
Os níveis de atividade física foram categorizados em: inativo; moderadamente ativo (1-4 vezes/mês); muito ativo (5 ou mais vezes/mês) e somado em todas as 5 avaliações para criar uma pontuação total variando de 0 (inativo em todas as idades) a 5 (ativo em todas as idades).
A análise dos resultados mostrou que ser fisicamente ativo em todos os 5 momentos da vida avaliados foi associado a um maior desempenho cognitivo, memória verbal e velocidade de processamento aos 69 anos!
Os resultados foram semelhantes em todas as idades, para aqueles que eram tanto moderada quanto fisicamente mais ativos, sugerindo que ser fisicamente ativo a qualquer momento na idade adulta, mesmo que apenas uma vez por mês, está associado a uma cognição mais alta, afirmaram os pesquisadores.
Juntos, esses resultados sugerem que a manutenção da atividade física ao longo da idade adulta pode ser mais importante do que a frequência, mesmo que elevada, da atividade física em um momento isolado da vida, disseram os pesquisadores.
Por isso é fundamental adquirir o hábito de fazer exercícios regularmente, mesmo que poucas vezes por semana, mas nunca parar!
Precisa de motivação para fazer exercícios? Vem para a Pratique! Aqui nós temos um time que vai cuidar e incentivar você a fazer exercícios a vida toda!