Super Treino de Ombros Completo: Os Melhores Exercícios!
A articulação dos ombros é a mais móvel de nosso corpo. Isso a torna altamente instável também.
Por isso, o treino de ombros é muito mais do que apenas algo estético. Mesmo que você não queira a hipertrofia destes músculos, precisa de exercícios para ombro em sua rotina.
O treino de ombros precisa ser visto de uma forma mais geral, afinal, ele serve de base para muitos movimentos, como no treino de peito ou dorsais.
Desta maneira, não basta apenas usar uma série de exercícios para deltoides. É preciso pensar em um patamar mais geral, focando em melhorar a condição geral do treino de ombros.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
Seu treino de ombros precisa de qualidade
Antes de falar dos exercícios para ombros, você precisa entender a lógica por trás do treinamento inteligente de deltoides.
Como este é um grupo muscular que envolve uma série de movimentos, precisamos primeiramente, trabalhar com qualidades físicas diferentes. Não adianta trabalhar somente com cargas altas para o treino de ombros, bem como também não é indicado trabalhar apenas com cargas leves.
É fundamental que se desenvolva resistência muscular primeiramente, para depois começarmos com trabalhos de força. Quando os exercícios para ombros forem feitos com mais carga, a técnica de execução precisa ser muito bem executada. Caso contrário, as chances de lesão são enormes.
Além disso, há a quantidade de treinos e exercícios para ombros a serem usados.
Se você é uma pessoa que não apresenta sintomas de algum desequilíbrio muscular, ou nunca teve histórico de lesões, você pode trabalhar com um treino por semana. Além disso, este treino pode ser diluído com os demais específicos para membros superiores.
Por exemplo, pode-se trabalhar a porção anterior do deltoide junto com os exercícios para peito.
Alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro, é que as escápulas não devem ser movimentadas em grande amplitude, pois isso vai fazer com que o trapézio seja estimulado também. Por isso o movimento deve ser feito até um ponto onde as escápulas não se mexam.
Além disso, o alinhamento articular entre ombro e cotovelo precisa ser mantido durante todo o movimento.
5 – Desenvolvimento com halteres
Desenvolvimento militar (frontal): Variações e Execuções corretas!Watch this video on YouTube
O desenvolvimento é um exercício bastante eficiente para o aumento de força nos deltoides, pois sua mecânica permite usar mais carga. Porém, se feito da maneira incorreta, ele pode vir a se tornar lesivo.
Pessoas com patologias articulares ou instabilidade nesta região, devem evitar este movimento. Ele também não é indicado para iniciantes, pelo movimento que pode gerar pinçamento nas estruturas articulares da cavidade glenóide.
6 – Elevação lateral no banco inclinado
Treino de Ombros Completo – Os Melhores Exercícios!Watch this video on YouTube
Esta é uma variação interessante para quem busca intensificar o trabalho na elevação lateral, sem precisar aumentar muito a carga. Ao inclinar o corpo no banco, nós temos uma direção gravitacional da carga diferente.
Em termos práticos, isso significa que aumentamos a solicitação muscular para os deltoides e também para o músculo infraespinhal.
Esta é uma variação que exige mais consciência corporal e não é um exercício para ombro que seja ideal para iniciantes.
7- Elevação combinada
Elevação Lateral e Frontal – Execução correta e cuidadosWatch this video on YouTube
A elevação combinada é um exercício interessante, principalmente para pessoas que estão visando o emagrecimento. Como ela trabalha em dois planos, temos mais estruturas musculares envolvidas no movimento, o que aumenta o gasto calórico.
Em termos de desenvolvimento muscular, esta é uma variação que pode ajudar iniciantes, mas não trará grandes resultados para avançados. O principal motivo é que quando combinamos diferentes movimentos, reduzimos o tempo total de tensão do movimento, o que prejudica a hipertrofia.
8 – Remada alta
Remada alta com barra e halteres: Execução, Postura e DicasWatch this video on YouTube
A remada alta é um dos exercícios para ombro que permite um trabalho mais intenso, por ser possível usar um pouco mais de carga.
É preciso tomar cuidado com a posição das mãos, para que o trabalho do trapézio seja reduzido e o deltoide seja o motor principal do exercício. As mãos devem estar alinhadas com os ombros e o trapézio não deve participar ativamente do movimento.
Leia também => Tenha ombros mais fortes e definidos com essas dicas valiosas
Estes são alguns dos exercícios fundamentais para o treino de ombros. Ele é fundamental para melhora da estética, mas principalmente, para a manutenção da funcionalidade.
Trabalhe com exercícios de ombro em sua rotina de treinamento. Bons treinos!