FIT

Como aumentar o Anabolismo e diminuir o Catabolismo – 10 estratégias!

No mundo da musculação e exercício físico existem diversos conceitos utilizados para explicar as diferentes reações fisiológicas que acontecem no organismo.

Sendo assim, um destes conceitos é o catabolismo muscular e neste artigo será explicado como acontece esta reação, suas consequências para quem busca hipertrofia e como este pode interferir na qualidade de vida das pessoas.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

O que é anabolismo muscular?

O anabolismo é a construção de estruturas orgânicas. Basicamente, ele é uma adaptação hormonal e bioquímica, para a construção de novas estruturas.

Estas, podem ser musculares, metabólicas, energéticas, ósseas ou qualquer outra estrutura orgânica.

Falando em termos de treinamento, o anabolismo está ligado intimamente a hipertrofia.

Em um ambiente anabólico, os músculos que foram microlesionados durante o treinamento, acabam sendo “reconstruídos” em um processo que utiliza aminoácidos como matéria prima.

Mas o anabolismo não está ligado apenas à construção de músculos. Qualquer nova estrutura que seja construída, ou reconstruída, está ligada ao anabolismo.

Por exemplo, quando ocorre uma cicatrização óssea, temos um processo anabólico. O mesmo vale para as demais estruturas e tecidos do organismo.

Todo e qualquer processo de construção orgânica, pode ser considerado um anabolismo.

Para que ele ocorra de forma mais intensa, precisamos de um ambiente que o estimule. Estamos em constante processo anabólico, mas para ganhos mais acentuados, são necessárias medidas diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *